Rádio Dom Bosco vence Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo

Por Jocasta Pimentel   |    15 dez 2016

A noite desta quarta-feira (14) foi de celebração para equipe de jornalismo da Rádio Dom Bosco. As jornalistas Jocasta Pimentel e Roberta Farias venceram o Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo, com a matéria especial “Fortaleza Limpa”.

A reportagem veiculada em outubro de 2015 aborda uma questão ambiental muito preocupante nos municípios brasileiros: o lixo. A equipe ouviu especialistas locais e nacionais que revelaram o quanto é importante colocar em prática a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Estudiosos, gestores públicos e catadores são alguns dos personagens entrevistados na matéria, que teve como objetivo maior alertar a população sobre as consequências do descarte incorreto dos resíduos, ao meio ambiente e à saúde.

Segundo dados de 2014 e que fazem parte do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado em julho de 2015 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), no Ceará são geradas diariamente 9 mil e 711 toneladas de resíduos sólidos em áreas urbanas. De acordo com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza são coletadas cerca de 3 toneladas de resíduos sólidos por dia na capital cearense.

Os vencedores foram anunciados pelo prefeito Roberto Cláudio durante cerimônia realizada na Casa do Barão de Camocim. O prêmio incluiu, ainda, as categorias Webjornalismo (portal Tribuna do Ceará), Telejornalismo (TV Ceará); Impresso (Diário do Nordeste); Fotojornalismo (Diário do Nordeste) e Universitário (Universidade Federal do Ceará).

Esse é o terceiro prêmio de jornalismo que a rádio recebeu em 2016:

01 de setembro – Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) de Jornalismo 2016, na categoria Radiojornalismo região Nordeste, com a reportagem especial “Das plantações de caju e mandioca ao lixão: trabalho infantil no Ceará, até quando?”.

17 de novembro – Prêmio CDL de Comunicação 2016, na categoria Radiojornalismo, com a série “Novos hábitos de consumo determinam um varejo inovador”.

14 de dezembro – Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo, com a matéria especial “Fortaleza Limpa”.

Acesse a reportagem especial na íntegra:

.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments