Paratleta conta como sua vida mudou após acidente

Nesta quarta-feira (04), o paratleta, Rafael da Silva foi entrevistado no Informativo Dom Bosco. Ele contou como sua vida mudou após sofrer um acidente de trânsito. Em janeiro de 2013, a vida de Francisco Rafael da Silva Saraiva mudou completamente. Durante uma viagem para visitar a Serra do Baturité, ele sofreu um acidente de moto e após 42 dias de internação no Instituto Doutor José Frota (IJF) e diversas complicações no ferimento, teve a perna direita amputada. A partir daí começou uma nova saga. Antes do acidente, Rafael trabalhava como barman em uma rede internacional de hotéis, mas depois teve que reestruturar a vida com o auxílio-doença.

Após dois anos do acidente, Rafael procurou a Secretária de Saúde do Estado do Ceará para solicitar de forma administrativa uma prótese. Mas, Rafael só conseguiu quando houve a intervenção da Defensoria Pública Geral do Ceará, no começo de 2016. A defensora pública Sulamita Alves Teixeria que acompanhou também foi entrevistada pelo Informativo.

Acesse o áudio da entrevista

.

 

Convênio

Em maio de 2016, a Defensoria Pública do Estado do Ceará assinou o termo de cooperação com as Secretarias da Saúde do Estado e do Município com objetivo de manter um diálogo permanente entre as partes, fazendo que as demandas da saúde, recebidas na Defensoria, sejam resolvidas sem a necessidade de judicialização. Dentro do programa foi criado um fluxo administrativo a ser percorrido para evitar o atraso de demandas de saúde que podem ser solucionadas extrajudicialmente. Quando o assistido procurar o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública, a Defensoria encaminha o pedido ao Núcleo de Atendimento Inicial em Saúde (NAIS), com funcionários dos três órgãos envolvidos na ação. Este setor tem até 10 dias úteis para responder a solicitação, da melhor maneira existente, para que o problema seja resolvido, evitando que a Justiça seja acionada. caso a demanda seja provisória ou substitutiva, uma Câmara de Conciliação pode ser acionada para prover um entendimento entre o sistema única de saúde e o paciente.

Serviço

Núcleo de Defesa da Saúde

Endereço: Rua Nelson Studart, S/N, Eng. Luciano Cavalcante

Tel.: (85) 3101.3434 / 3278.3556

Ou acesso o link para conferir a documentação necessária para as principais demandas da área: http://www.defensoria.ce.def.br/atuacaogeral/saude/