Rádio Dom Bosco partilha experiência no Fórum Salesiano de Rádios
Colaboradores da Rádio Dom Bosco FM participaram do Fórum Salesiano de Rádios nos dias 28 e 29 de abril no colégio salesiano Dom Bosco, em Recife/PE. O objetivo foi reunir comunicadores para um momento de formação e troca de experiência, por meio da discussão de temas como “Rádios e Tendências atuais”, “Rádio e Evangelização” e “Perfil do Comunicador Salesiano”.
O encontro contou com a participação de emissoras de rádios salesianas que compõe a Inspetoria Salesiana Nordeste, além de emissoras do Mato Grosso. O inspetor salesiano do Nordeste, padre Nivaldo Pessinatti, acompanhou a abertura do fórum, destacando que é preciso sempre buscar a verdadeira comunicação, essencial para a evangelização da congregação, baseada nos ensinamentos do patrono São João Bosco.
O primeiro dia contou ainda com a palestra do padre Sérgio, que citou as diversas maneiras de comunicar Jesus Cristo. “Dom Bosco era carismático em Cristo, e soube irradiar a comunicação para além dos jovens”, disse Pe. Sérgio. Para ele, a comunicação – que tem como base os bons princípios – deve ser feita não apenas para informar, mas sim, despertar uma opinião pautada no perfil comunicativo de Dom Bosco.
O segundo dia foi marcado pela palestra da professora e jornalista Andréa Trigueiro, que tratou da história do rádio ao longo do tempo, e a forma como o veículo se adaptou às diversas mídias, como televisão e internet, distorcendo o mito de que o rádio chegaria ao fim. O processo de regulamentação, assim como o processo de segmentação de rádios e a importância do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, foram destaques na palestra de Hudson Soares.
Para encerrar o ciclo de apresentações foram realizadas oficinas práticas voltadas para o rádio. O consultor Hilbert Binho e a jornalista Roberta Farias, ambos da rádio Dom Bosco, apresentaram a oficina de Linguagem Radiofônica. Na ocasião, foram compartilhadas experiências vividas nas áreas de produção, locução, veiculação de spots promocionais, além de técnicas de conteúdo jornalístico.
Deixe um comentário