Vacina pentavalente está em falta nos postos de saúde da capital cearense

A Rádio Dom Bosco recebeu nesta quarta-feira (5), reclamações sobre a falta da vacina pentavalente em postos de saúde da capital cearense. A nossa produção entrou em contato com o Ministério da Saúde que em nota informou, “que 6 milhões de doses da vacina pentavalente estão no Brasil e foram liberados pela Anvisa no início desta semana. Deste total, 320 mil estão sendo distribuídas, com a devida aprovação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A pasta aguarda novas liberações nos próximos dias”.  Ainda de acordo com a nota, “o quantitativo vai suprir a necessidade para 15 dias de vacinação em todos os estados, período suficiente para o envio de novos lotes e adequação dos estoques estaduais. Para o Ceará, foram enviadas 12,8 mil doses. A pasta recomenda que os serviços de saúde façam o agendamento da vacinação”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) confirmou por telefone a falta da vacina em todos os postos da capital. A nossa produção entrou também em contato com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), mas não recebeu nenhum retorno até o fechamento desta edição.

Saiba mais sobre a Vacina:

A vacina pentavalente é ofertada para as crianças aos dois, quatro e seis meses de idade e protege contra o tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus Influenzae tipo B.