“Sobre duas rodas: aventura, paixão e solidariedade” aborda o cenário do motociclismo no Ceará

A Rádio Dom Bosco exibiu nos dias 29 e 30 de agosto, a série de reportagens “Sobre duas rodas: aventura, paixão e solidariedade”. O conteúdo aborda o cenário do motociclismo no Brasil, principais desafios e a formação de grupos de motoclubismo que têm feito a diferença, no Ceará.

De todas as frotas de automóveis, motos, caminhões e ônibus, o maior percentual de crescimento entre 2001 e 2016 foi na frota de motocicletas, um aumento de 420%. Os dados são do Anuário do Transporte divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares (Abraciclo), o Ceará se destaca no mercado nacional quando o assunto é venda de motocicleta. O diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves informa que a demanda é crescente entre os cearenses principalmente, em Fortaleza.

No trânsito, a relação entre motoristas de automóveis, pedestres e motociclistas ainda é conflituosa, e em algumas situações termina em acidentes. Para a professora da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora em mobilidade humana, Gislene Macedo, o aumento do número de motos no Brasil gerou desconforto em relação a outros autores do trânsito, que até então, não contavam com um número tão expressivo de motos, pelas ruas.

Por outro lado, há quem encontre nas motos, uma possibilidade de reunir amigos, estar em família, viajar e curtir as mais belas paisagens do país, tudo isso é claro: sobre duas rodas. A maioria dos motoclubes brasileiros tem esse objetivo.

Escute agora as matérias:

Parte 01

Parte 02

Arte: Janaína Bezerra

Reportagem: Jocasta Pimentel e Roberta Farias

Edição de áudio: Jonathan Neto

Agradecimento especial: ao Tenere Moto Clube de Fortaleza