Cagece orienta cuidados com a água durante o carnaval

O Carnaval se aproxima e para aproveitar com tranquilidade, especialmente os que vão viajar e curtir o feriado fora de casa, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta alguns cuidados contra o desperdício de água.

De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, é importante manter o cuidado durante e depois do Carnaval. “É preciso fazer uso responsável da água durante o feriado, mas os bons hábitos precisam ser levados para a vida. As vistorias nos imóveis devem acontecer de forma periódica e a água deve ser sempre usada de forma responsável”, pontua.

Pequenas, porém importantes práticas podem refletir em economia para o cidadão e preservação dos recursos hídricos disponíveis. Por isso, antes de cair na folia, fique atento às seguintes dicas tanto em casa, quanto na viagem:

-Antes de cair na estrada, uma boa dica é ser fechar o registro geral de água do imóvel;

-Para quem vai viajar, vale também conferir o funcionamento da boia da caixa d’água;

-Vale testar todas as torneiras do imóvel, pois um gotejamento pode desperdiçar até 46 litros de água por dia;

-Um rápida porém atenta checagem das instalações internas pode evitar vazamentos aparentes ou ocultos;

-As brincadeiras ou limpezas com mangueira são totalmente desaconselhadas. Uma flanela para o carro e uma vassoura para a calçada são suficientes;

-A hora do banho pode ser rápida e o consumo assertivo se você fechar o chuveiro na hora de ensaboar o corpo ou o cabelo;

-Importante fechar a torneira ao lavar as mãos ou a louça. Isso impactará, inclusive, em economia na conta de água;

-Que tal usar apenas um copo de água para escovar os dentes? Realizar a atividade com a torneira ligada pode desperdiçar 120 litros de água por dia.

 

*Imagem de capa: ilustrativa