Novo canal para cadastro de vacinação domiciliar contra gripe já está disponível

Por Roberta Farias   |    27 mar 2020

A Prefeitura de Fortaleza tem um novo canal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para o cadastro de vacinas da gripe (H1N1; H2N3; Influenza B) em domicílio, atendimento disponibilizado para idosos com mais de 80 anos ou de 60 a 79 anos que estejam acamados. No endereço eletrônico  Vacine Já (http://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/) é possível solicitar a vacina domiciliar e consultar as rotas diárias das equipes da Prefeitura, compostas por enfermeiro e técnico de enfermagem.

Quem já realizou o cadastro pelo Whatsapp não precisa se cadastrar novamente, porque os dados foram importados para o novo sistema. Gradativamente, os cidadãos receberão, no número de celular cadastrado, retorno via mensagem de texto (SMS), informando a data da imunização. Agora, a população conta com as duas ferramentas para cadastro: o número de Whatsapp (85) 9.9989-4799 e o endereço eletrônico Vacine Já, qualificando o retorno das informações.

Vale ressaltar que, à medida que chegam novos endereços, pode haver alteração na rota, já que o sistema considera a proximidade das residências para otimizar o trabalho. Além dos pedidos registrados, serão contemplados os idosos já cadastrados em sua Unidade de Saúde, cadastro que hoje conta com cerca de 7 mil idosos nessa faixa etária. Ao todo, as solicitações para vacina domiciliar somam mais de 25 mil. A previsão é que chegue a 35 mil.

“Se a sua rua não aparecer ainda no sistema, não se preocupe. Garantimos que todos serão vacinados e que os pedidos estão sendo registrados. Pedimos a compreensão dos cidadãos em relação à logística que esse tipo de ação demanda. A meta é vacinar esse grupo até 16 de abril. Estamos empenhando todo o nosso esforço em minimizar a espera pelo atendimento”, afirma a secretária da saúde, Joana Maciel.

As equipes estão vacinando nos domicílios desde segunda-feira (23/03), data de início da campanha de vacinação. Desde quarta-feira (25/03), são 100 equipes com meta de 20 visitas diárias, trabalhando ininterruptamente, inclusive nos fins de semana, totalizando cerca de 2 mil vacinas por dia. A ordem de atendimento depende dos endereços, em virtude da definição das rotas, que agrupam solicitações por proximidade geográfica, agilizando o trabalho.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments