Previdência privada: o que devemos saber?

Será que Previdência Privada é um bom investimento? Apesar de ser muito popular, propagada e principalmente ofertada pelos bancos e corretoras de valores, esse tipo de investimento para longo prazo nem sempre é vantajoso. Por que? Primeiro por que é um investimento para longuíssimo prazo, caso, você resolva resgatar seu dinheiro antes de 24 meses, você sofrerá uma tributação de 35% do valor total dos seus aportes, o que vamos combinar? É uma bela “mordida” no seu patrimônio.

As taxas também que incidem sobre esse tipo de investimento também o torna muito desvantajoso, como as taxas de administração (sempre tem) taxa de carregamento (algumas instituições deixaram de cobrar) e taxa de performance (excedente pago ao gestor, caso o fundo de previdência privada esteja performando bem). Não há garantias das aplicações por parte do governo e das Leis que possam assegurar 100% seu dinheiro investido numa eventual “quebra” do fundo.

É um investimento que não possui liquidez, ou seja, caso, venha a precisar desse dinheiro por motivo ou força maior, não poderá resgatá-lo logo, deverá obedecer a um protocolo da instituição até o dinheiro ser liberado. Nesse sentido, esse tipo de investimento não é uma boa opção para deixar como reserva de emergência (para algum infortúnio ou eventualidade que ocorra).

Você pode estar curioso para saber se previdência privada não tem vantagens? Tem, algumas, mas, certamente, as vantagens os gerentes e corretoras fazem questão de dizer. Prefiro frisar o que, comumente, não é dito aos clientes. Agora, se você quer virar “a chave” e fazer diferente, convido você a conhecer nosso curso sobre tipos de investimentos e dica de pilares para você ter autonomia e conhecimento na hora de investir seu patrimônio. Bons investimentos!!!

E lembrem-se: maratona e pilares para uma boa educação financeira não é uma corrida de cem metros….

Quer saber mais? Acessa meu  WhatsApp 85 9 96776090 e pelo Instagram @diretoenoponto

 

 

Por Profª Dra. Valéria Bastos.

Gestão de investimentos e educadora financeira. Conciliadora e Mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Discente do curso de Direito, com foco em gestão financeira. Mestre e Doutora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, avaliação e políticas públicas.

——-

Você está lendo esse material graças à generosidade de muitas pessoas. Se você deseja ser um amigo fiel da FM Dom Bosco e contribuir MENSALMENTE para continuarmos nossa missão de evangelizar, preencha  o formulário abaixo, que logo entraremos em contato.