Artigo de opinião – Títulos de Capitalização e suas desvantagens

Os títulos de capitalização não é investimento, é uma aplicação financeira que “confisca” seu dinheiro por um período pré-determinado, geralmente, longo, em torno de cinco (05) anos. Além de possuir um caráter lotérico, uma vez que prêmios são sorteados na vigência da aplicação. Clientes menos informados são atraídos por promessas ludibriantes, pois além do sorteio dos prêmios, prometem o dinheiro investido de volta, acrescido de correção, porém, é muito desvantajoso fazer aquisição de títulos de capitalização, vejamos:

As chances de o cliente ser sorteado são remotas, uma loteria; o montante devolvido é apenas uma parte da aplicação, pois parte do dinheiro são destinados ao custeio do sorteio e da taxa  de administração; a tão falada correção monetária nem é da poupança que já é muito ruim, é baseada na TR(Taxa Referencial), que é atualmente é zero, isso mesmo, zero!

Descontada a inflação do período em que o dinheiro “ficou preso” aplicado no título de capitalização, certamente, as perdas são certas. Além disso, como o período de aplicação é geralmente logo, não temos nenhuma liquidez. Outro agravante é o fato de precisar resgatar o dinheiro antes do período acordado, será duramente penalizado, pois, os valores recebidos serão ainda menores.

Outra desvantagem é que os bancos grandes costumam fazer “venda cruzada”, ou seja, o cliente quer fazer um empréstimo, por exemplo, e leva de “brinde” a compra de um título de capitalização. A orientação aqui é fuja deles!!!

Quer saber mais? Acessa meu   WhatsApp 85 9 96776090 e pelo Instagram @diretoenoponto, inclusive, temos um curso à distância (link na Bio) sobre investimentos e muitas dicas sobre “pegadinhas” para se proteger delas!

“ Se você acha caro o conhecimento, experimenta optar pela ignorância” (Derek Bok)

 

Por Profa. Dra. Valéria Bastos.

Gestão de investimentos e Educadora Financeira. Conciliadora e Mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Discente do curso de Direito, com foco em gestão financeira. Mestre e Doutora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, avaliação e políticas públicas.

——-

Você está lendo esse material graças à generosidade de muitas pessoas. Se você deseja ser um amigo fiel da FM Dom Bosco e contribuir MENSALMENTE para continuarmos nossa missão de evangelizar, preencha  o formulário abaixo, que logo entraremos em contato.