Artigo de opinião – Você sabe para “onde” está indo seu dinheiro?

Vamos falar um pouco sobre finanças pessoais, e o orçamento é uma das ferramentas essenciais para colocar as finanças em ordem. Orçamento de uma maneira muito simples é identificar todas as receitas (“o que entra no seu bolso”) e todas as suas despesas (“tudo o que sai do seu bolso”). Nos itens da despesa, você pode dividir o que é despesas fixas (despesas correntes do mês) e despesas variáveis (despesas esporádicas, como, uma viagem ou ida ao cinema, por exemplo).

Assim, saberemos para onde está indo seu dinheiro. Colocar as coisas no papel, sempre nos dar uma ideia mais precisa do orçamento ou de qualquer coisa na nossa vida. Tem um ditado popular muito antigo, mas seus efeitos são muito atuais: “é melhor você dizer para onde deve ir seu dinheiro do que você se perguntar para onde ele foi”.

Nesse sentido, faça um orçamento simples, e saberá para “onde” está indo seus recursos. Quer sabe mais? Acessa meu instagram @diretoenoponto ou pelo WhastsApp 85 99677-6090. Tenho muitas dicas sobre investimentos e pilares para uma adequada e permanente educação financeira.

 

Por Profa. Dra. Valéria Bastos

Pesquisadora, Educadora financeira e Conciliadora e Mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Discente do curso de Direito, com foco em gestão financeira. Mestre e Doutora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, avaliação e políticas públicas.

——-

Você está lendo esse material graças à generosidade de muitas pessoas. Se você deseja ser um amigo fiel da FM Dom Bosco e contribuir MENSALMENTE para continuarmos nossa missão de evangelizar, preencha  o formulário abaixo, que logo entraremos em contato.