Artigo de opinião – Hábitos minimalistas nas finanças

Hábitos minimalistas: você sabe o que isso significa na vida prática e como pode te ajudar nas suas finanças?

 

Vamos conversar hoje sobre como os hábitos minimalistas podem ajudar na sua vida financeira! Você já ouviu falar sobre minimalismo? Não é algo novo, mas cada vez mais ganha adeptos e espaço no mundo. A filosofia prega uma vida simples, com menos consumo, menos gasto, menos exagero e mais sustentabilidade.
Este estilo de vida, também pode refletir nas suas finanças pois consumindo menos, você gastará menos, conseguirá poupar mais e quem sabe investir melhor seu suado dinheiro? E uma das dicas para você começar a implantar uma vida minimalista, é privilegiar um consumo consciente e dar preferencias a produtos com mais qualidade que durarão mais tempo. Por exemplo: quando comprar uma blusa, escolha um modelo que não precisará trocar a cada estação por que mudou a moda. Opte por modelos clássicos, que caem bem com tudo. E uma segunda dica para você se tornar simpático/a ao minimalismo é comprar MENOS PRESENTES e valorizar mais os momentos em família, com os amigos, passeios, é construir experiências que fazem mais sentido para você! As experiências, as viagens e os passeios guardam uma memória afetiva para ser lembrado por muito tempo e até uma vida inteira de boas lembranças. A memória afetiva não guarda por muito tempo, na maioria das vezes, estímulos como ganhar presentes ou mimos.
Levar uma vida simples, sem excessos, vai lhe ajudar a valorizar suas experiências com as pessoas, ajudar na construção de mais experiências boas e relevantes para sua vida e melhor ainda, com menos consumo, e vida simples, você poderá guardar mais reservas para fazer mais aquisições de desejos e sonhos que te fazem feliz!!!
E não esqueça, nosso cérebro dar mais atenção ao que nos dar prazer. Comprar é um ato de prazer, de recompensa imediata, efêmera, porém, essa sensação não dura muito…Por essa razão, é melhor cultivar as experiências e os momentos que são guardados na nossa memória afetiva, que podem até se eternizar com o tempo, pensem nisso!!!
Acessa meu Instagram @diretoenoponto Posto muitas dicas por lá e na Bio do meu Instagram, temos um curso EAD sobre tipos de investimentos e pilares para uma adequada e permanente educação financeira.

Por Profa. Dra. Valéria Bastos.
Pesquisadora, Educadora financeira e Conciliadora e Mediadora certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Discente do curso de Direito, com foco em gestão financeira. Mestre e Doutora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, avaliação e políticas públicas.

——-

Você está lendo esse material graças à generosidade de muitas pessoas. Se você deseja ser um amigo fiel da FM Dom Bosco e contribuir MENSALMENTE para continuarmos nossa missão de evangelizar, preencha  o formulário abaixo, que logo entraremos em contato.