Artigo de opinião – Como a Educação Financeira pode contribuir de forma prática nas suas finanças?

Por Roberta Farias   |    03 set 2020

A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos e acumular. É pensar nas reservas financeiras para o futuro, principalmente, proteção contra os imprevistos, e acredite, eles sempre aparecem! A ideia é buscar uma melhor qualidade de vida hoje, para usufruto no futuro.

Lembra da famosa fábula da formiga e da cigarra? Tipifica muito bem essa questão: será melhor simplesmente, aproveitar o dia de hoje ou nos preparar para o futuro?

Você vai ter muitas opções de compras, todos os dias e em qualquer lugar. O mais importante e ponderado é que você escolha produtos e serviços de modo consciente. Compreendendo as implicações de suas escolhas e procurar ter atitudes equilibradas sempre. Só pelo fato de você ler essa artigo, já causa mudanças involuntárias no seu cérebro, mas é preciso colocar em prática, é o poder do hábito que transforma tudo a nossa volta, mas precisamos “acionar a chave” do mindset e começar. Gosto das máximas que diz: “feito é melhor que perfeito”; um é melhor que zero.

Destrave todo o seu pensamento e comece novos hábitos. Não adote o comportamento do “terceirizador” de culpas. Não fiz por isso, por aquilo ou pelo “fulano”. Nada vai mudar a sua volta, se você não sair do modo “Stand by”.

A Educação Financeira é o primeiro e importante passo para em seguida, você começar a investir de maneira consciente e inteligente. E lembre-se: não há recompensas na procrastinação, o quanto antes, você começar o seu processo de se educar financeiramente, melhor! E esse processo não é igual para todos, cada um vai assimilando de um jeito, com suas particularidades próprias. O mais importante ao meu ver, não é na velocidade que deve estar nosso foco, mas na constância e nas mudanças de comportamento.  Pode não parecer mas, no longo prazo, você se surpreenderá com os resultados. E com o bem que isso poderá fazer a sua vida e nas suas finanças.

 

Quer saber mais? te convido a acessar meu Instagram @diretoenoponto, posto com constância conteúdos relacionados a temática.  E na BIO, temos um curso EAD sobre tipos de investimentos, dicas de como se prevenir das “pegadinha” e pilares para uma adequada e permanente educação financeira. Tudo para você ficar por dentro do mundo financeiro.

 

Por Profa. Dra. Valéria Bastos.

Educadora Financeira. Conciliadora e Mediadora Judicial Certificada Pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vinculada ao Instituto Judialogus (novo conceito de gestão de conflitos). Discente do curso de Direito, com foco em gestão financeira. Mestre e Doutora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, avaliação e políticas públicas.

 

REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA O GUIA BÁSICOConhecimento pra mudar a sua vida eBook: Miranda, Cléber, Leite Miranda, Joice, Miranda, Geize: Amazon.com.br

——-

Você está lendo esse material graças à generosidade de muitas pessoas. Se você deseja ser um amigo fiel da FM Dom Bosco e contribuir MENSALMENTE para continuarmos nossa missão de evangelizar, preencha  o formulário abaixo, que logo entraremos em contato.

 

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments