Artigo de opinião: Renda Passiva: você sabe o que é?

É o rendimento dos seus investimentos. Pode ser: juros, cupons, dividendos, direitos autorais, juros sobre capital próprio, bonificação dentre outros. O objetivo é aumentar a renda que não dependa diretamente da força do seu trabalho. Se meus ganhos dependem da minha presença física ou digital, então, ficarei limitado(a) ao número de horas trabalhada.

E como faço para obter renda passiva?

Investindo, colocando o dinheiro para trabalhar para você. Com o tempo e os aportes constantes, o dinheiro “ se reproduz”, sim, a reprodução do dinheiro se chama, juros. Os juros compostos se aplica inteiramente nas nossas finanças. A dinâmica do jogo é guardar dinheiro e investir, e se beneficiar dos juros compostos que age de acordo com o tempo que seus recursos permanecem nos investimentos. Albert Einstein, cunhou uma frase célebre no mundo financeiro: “os juros compostos são a oitava maravilha do mundo”. Os juros compostos podem te ajudar a acumular patrimônio, como pode facilitar seu endividamento, quando você deve alguma instituição financeira. É o dois lados da mesma moeda. Tome cuidado, o efeito dos juros compostos, para quem deve, pode ser pernicioso na sua vida financeira e como consequência causar muitos estragos na sua vida de forma geral.

Termino deixando a seguinte reflexão: “aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier” (autor desconhecido). Essa máxima, pode suscitar em você inspiração para começar agora a poupar e investir, assim, você poderá garantir uma melhor qualidade de vida no futuro. A poupança nada mais é do que deixar de consumir hoje, para se consumir no futuro. Não fique se premiando a toda momento, com mimos, ou excessos de consumo. Essa mudança de comportamento, implica dizer, que não se trata, somente da idade que irá se aposentar, mas com qual renda? Entender essa mecânica do jogo é fundamental para continuar jogando.

Quer saber mais? te convido a acessar meu Instagram @diretoenoponto. Frequentemente, posto conteúdo e na BIO, temos um curso EAD sobre tipos de investimentos, dicas de como se prevenir das “pegadinha” e pilares para uma adequada e permanente educação financeira.

 

Por: Profa. Dra. Valéria Bastos.

Gestão de investimento, Educadora Financeira. Conciliadora e Mediadora Judicial Certificada Pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vinculada ao Instituto Judialogus (novo conceito de gestão de conflitos). Jurista em formação, e com foco em gestão financeira. Mestre e Doutora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, avaliação e políticas públicas.

——-

Você está lendo esse material graças à generosidade de muitas pessoas. Se você deseja ser um amigo fiel da FM Dom Bosco e contribuir MENSALMENTE para continuarmos nossa missão de evangelizar, preencha  o formulário abaixo, que logo entraremos em contato.