Ambulatório do Hemoce inicia assistência nutricional de pacientes

O ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) passou a oferecer atendimento nutricional a pacientes que realizam tratamento na unidade, em Fortaleza. Com o novo serviço, a equipe multidisciplinar foi ampliada. Agora são 11 especialidades de saúde oferecidas. Durante a pandemia de Covid-19, o Hemoce percebeu a necessidade de adicionar um profissional de nutrição para melhorar o atendimento clínico. A Diretora de Hematologia do Hemoce, Luany Mesquita, explica sobre a necessidade do acompanhamento nutricional para os pacientes em meio a pandemia.

“O Hemoce atende pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e hemoglobinopatias. Esses dois grupos de pacientes precisam de um acompanhamento nutricional adequado. No caso das coagulopatias, principalmente, para tratar as consequências da obesidade […]. Enquanto os hemoglobinopatas por conta de questões genéticas já têm uma tendência à desnutrição e perca de massa óssea. Com a pandemia houve um aumento substancial do sedentarismo […] isso pode gerar maiores complicações nesses pacientes”, afirma a Luany.

A diretora ainda esclarece sobre as formas de atendimento desse público. As consultas podem ocorrer presencialmente para ser feita uma avaliação física dos pacientes, mas devido a pandemia, o atendimento remoto por meio de plataforma disponibilizada pela Secretaria de Saúde tem sido priorizado. Além do atendimento nutricional, Luany diz que o Hemoce também disponibiliza aos pacientes desses programas um atendimento multidisciplinar composto por diversas especialidades.

O Ministério da Saúde recomenda que os hemocentros ofereçam a pacientes um atendimento integral, contando com uma equipe mínima formada por médico, enfermeiro, assistente social, odontólogo e psicólogo. O ambulatório de hematologia do Hemoce oferece uma equipe multidisciplinar com 11 categorias profissionais, indo além do que o Ministério preconiza. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, dentista, terapeuta ocupacional, ultrassonografista, ortopedista, nutricionista e psicólogo atendem os pacientes da unidade em Fortaleza.

Serviço

O atendimento nutricional é oferecido aos pacientes que já fazem acompanhamento no ambulatório do Hemoce. Os interessados precisam realizar um agendamento prévio pelo telefone (85) 3101-2310. A nutricionista atende duas vezes por semana.

 

Por Rebeca Quirino

 

*Imagem: Internet