Dragão do Mar realiza oficina virtual gratuita de tirinhas neste sábado (20)

Seguindo com a difusão de projetos que compõem o ciclo programático #NaRedeComDragão, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará uma oficina virtual de tirinhas com o ilustrador cearense Lui Duarte, a fim de habilitar os espectadores a criarem suas próprias narrativas. A oficina gratuita, que é direcionada para interessados na linguagem com idade a partir de 8 anos, será transmitida neste sábado (20), às 17h, no canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro). De acordo com o ilustrador, alguns conhecimentos prévios podem auxiliar os participantes na construção das tirinhas.

“A pessoas, principalmente a criança tem que entender aquelas perguntas: quem está fazendo o que, aonde, como e quando. São essas questões que são primordiais para se construir uma história: quem é o personagem, onde se passa, o que está acontecendo. Todo mundo desenha, todos estão aptos a desenhar e criar as suas tirinhas, as suas pequenas mensagens através dos quadrinhos”, afirma Lui Duarte.

Segundo Duarte, as tiras são um gênero à parte dos quadrinhos, com forma e conteúdo voltados, em sua maioria, para o humor. São histórias contadas em uma sequência de imagens, com ou sem texto, com um final surpreendente. Os participantes serão convidados a experimentarem a técnica dessa linguagem, estando aptos a mostrar sua ideia em quadrinhos e levar longe sua mensagem. Lui Duarte se propõe a instruir curiosos e amadores sobre como iniciar suas próprias produções de tiras, estimulando a imaginação e a criatividade dos participantes ao criarem personagens e explorarem temas.

Sobre o facilitador

Entusiasta dos cartuns, charges, caricaturas e tirinhas, Lui Duarte é bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes/UFRJ. Desde antes da graduação já enveredava na Ilustração e Desenho de Humor, paixão que o levou para as Artes Visuais, notadamente à acrílica sobre tela. De volta a Fortaleza, trabalhou no Coletivo MONSTRA, onde produziu trabalhos que versam sobre a História da Arte e Design. Quase sempre acrescenta à produção alguma discussão espirituosa, combinada a ícones do que considera uma nova mitologia, a Cultura Pop. Diversas são as técnicas de que faz uso, trabalhando tanto em grandes e pequenas dimensões, como em suportes variados, do papel ao mural. No dia a dia emprega seu tempo como pintor e ilustrador, além de atuar como professor de Artes e Desenho, entre cursos livres, escolas e centros culturais, tais como Sobrado José Lourenço, Cuca, Porto Iracema das Artes, Caixa Cultural e outros.

Serviço

Na Rede com Dragão apresenta Oficina de Tirinhas com Lui Duarte.

Data: 20 de fevereiro de 2021 (sábado)

Horário: 17h

Local: Canal do YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)

Duração: 30 minutos

Classificação etária: a partir de 8 anos

Acesso Gratuito

 

 

Por Rebeca Quirino