Refluxo pode afetar diretamente a saúde bucal; saiba os sintomas e como se prevenir

O refluxo, doença que afeta milhões de pessoas no mundo, pode trazer consequências para os dentes. Com a regurgitação e vapor ácido que atinge a boca na volta do esôfago, os dentes podem sofrer erosões e as aftas podem aparecer. Há relatos de até perda dental por conta do desgaste. O endoscopista, Gustavo Benevides, explica mais sobre os sintomas da doença e suas consequências.

“Sintomas clássicos da doença do refluxo do refluxo são asia, queimação, dor no peito, arrotos, mas eventualmente, podem ocorrer sintomas extra esofágicos da doença do refluxo. Os principais são os sintomas bucais como, aftas, que são pequenas úlceras dolorosas na mucosa da boca, erosões dentárias, mal hálito, infecções de garganta de repetição, rinite e sinusite de repetição e a tosse crônica”, detalha o endoscopista.

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação constante da parede do esôfago, e isso acontece quando o músculo e esfíncteres que deveriam impedir que o ácido do estômago saia do seu interior não funcionam de forma adequada. A dentista Marcella Lima explica a relação entre o refluxo e problemas bucais. De acordo com ela uma das funções da saliva é tenta manter o PH da boca entre 6.8 e 7.2, mas quando uma pessoa possui refluxo, o suco gástrico que retorna a boca diminui o PH dessa região.

“Quando o suco gástrico vai para a região bucal ele tente a diminuir o PH bruscamente. Então no processo em que a saliva ajuda os dentes a repor os minerais perdidos do cálcio e do fosfato, com a salivação reduzida e com o PH mais reduzido ainda não ocorrem essas trocas. Então ocorre a erosão dentária devido a esse fator, podendo sim a pessoa perder um dente”, explicou a dentista.

Marcella Lima ainda reforça a importância de uma boa avaliação dos casos dos pacientes para que se possa encaminhá-los para o tratamento mais adequado. “Como dentista a gente tem que detectar se o paciente tem o refluxo, encaminhá-lo para um endócrino e também tratar essas complicações que o paciente pode ter”, diz a dentista. Vale ressaltar a importância de buscar ajuda profissional para o tratamento dentário, afim de se manter a saúde bucal da forma correta.

 

Por Rebeca Quirino

 

*Imagem: internet