Palestra online discute impacto das questões urbanas na atuação do Ministério Público

Com o intuito de dialogar sobre os impactos urbanos e sua repercussão na atuação do Ministério Público realiza, no próximo dia 25 de fevereiro, a partir das 10h, uma palestra online com o tema “O impacto das questões urbanas na atuação do MP”. O evento, que é aberto ao público e conta com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), será transmitido pelo canal do MPCE no Youtube. De acordo com a procuradora de Justiça do MPCE e palestrante do evento, Sheila Cavalcante Pitombeira, a discussão surgiu a partir de alguns questionamentos. “Como a forma de ocupação urbana, a segregação dessa ocupação urbana, a ausência de equipamentos sanitários, a ausência de equipamentos de saúde, como isso interfere do comportamento das pessoas?”, disse. 

A promotora aponta que essas condições podem fortalecer o não reconhecimento dos direitos dessas pessoas, mesmo que garantidos na Constituição. Nesse sentido, de acordo com Sheila, o Ministério Público tem se preocupado em pensar como as questões urbanas impactam a população e interferem no gozo dos seus direitos, sobretudo a população mais vulnerável economicamente. A ideia do momento é abordar o espaço construído e seus agentes, a paisagem, o patrimônio cultural, as áreas degradadas, a sustentabilidade e todas as estratégias para a construção de uma cidade mais justa e equilibrada no futuro.

Além de Sheila Cavalcante as palestras também serão ministradas pela coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade da Universidade de Fortaleza (Unifor), Cristina Maria Aleme Romcy. Cristina também possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Machenzie de São Paulo, enquanto Sheila Pitombeira é doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de fazer parte do corpo docente da ESMP.

SERVIÇO:

Palestra on-line “O impacto das questões urbanas na atuação do MP”

Data: 25 de fevereiro de 2021 (quinta-feira)

Horário: das 10h às 12h

Público-alvo: aberto ao público

Acesso: https://www.youtube.com/MinisterioPublicoCE 

 

Por Rebeca Quirino

*Imagem de capa: internet