Mostra Ceará Faz Ciência está com inscrições abertas

Por Roberta Farias   |    23 mar 2021

Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico entre crianças e jovens, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, realiza mais uma edição da Mostra Ceará Faz Ciência, concurso que movimenta estudantes e professores de escolas públicas e privadas. As inscrições para a mostra seguem até o dia 30 de abril, exclusivamente pelo site cearafazciencia.com.br/. O secretário da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, comenta sobre a importância da Mostra.

“Tem o objetivo de fazer uma grande popularização da ciência nesse momento de presença de negacionistas, de gente que desacredita na pesquisa científica e tecnológica”, afirma Inácio.

A edição deste ano será totalmente virtual e o concurso chega com outra novidade: a inclusão das etapas regionais, onde as oito macrorregiões do Estado irão concorrer entre si. Região Metropolitana, Litoral Oeste, Sobral/Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Baturité, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri/Centro-Sul irão tentar a classificação para a grande Eliminatória Estadual.

Cada equipe poderá ser formada por até dois alunos e um professor orientador dos ensinos Fundamental II e Médio/Técnico/Profissionalizante. Os projetos deverão abordar, preferencialmente, a temática ”A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

Etapas de seleção

As avaliações ocorrerão em três etapas: Classificatória, com seleção de até 20 trabalhos de cada uma das oito macrorregiões; Eliminatória Regional, em que as equipes classificadas na primeira fase deverão enviar vídeos dos experimentos; e Eliminatória Estadual, na qual os projetos finalistas das regionais apresentarão um pitch em formato virtual com a demonstração do experimento ao vivo à Comissão de Avaliação, para escolha dos vencedores estaduais, além da indicação do melhor trabalho de equipe feminina.

A Comissão de Avaliação é formada por professores especialistas em Educação, Pesquisa e Metodologia Científica, que irão julgar os trabalhos utilizando critérios como oratória, inovação, visão empreendedora, uso de tecnologias inclusivas e relevância social.

Serviço:

Mostra Ceará Faz Ciência – Inscrições até 30 de março pelo site  http://cearafazciencia.com.br/

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments