Dragão do Mar encerra ciclo em homenagem ao Dia do Teatro e do Circo nesta quarta-feira

Por Roberta Farias   |    30 mar 2021

Vai chegando ao fim a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura alusiva ao Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, comemorado no último sábado, 27 de março. Para fechar a programação, o Dragão do Mar  traz dois espetáculos voltados para essas duas linguagens, com apresentação gratuita e livre, sempre a partir das 19h, nos canais de comunicação do Centro.

“Sem dúvida o maior desafio é tentar transpor alguma parte dessa experiência, que é sensorial, de fruição com as linguagens artísticas. Se estamos falando de teatro e de circo, são linguagens que são fundamentalmente pensadas para o encontro presencial com o seu público. Então tentar transpor essa experiência a partir da mediação de uma tela é sem dúvidas o maior desafio”, dia a coordenadora de produção do Centro Dragão do Mar, Samara Garcia.

Finalizando o Mês do Teatro e do Circo no Dragão, nesta quarta-feira (31), no IGTV (@dragaodomar) estreia “Jaguaribara”, de Gabriela Jardim, trabalho de Corda Lisa que, ao abordar a inundação da pequena cidade, remete à solitude e fluidez diante de uma catástrofe que não se pode mais evitar. 

 

PROGRAMAÇÃO

Sempre às 19h

Dia 30 – “Junto e Misturado” – Grupo Desequilibradoz – YouTube do Dragão – 30min – Livre

Dia 31 – “Jaguaribara” – Gabriela Jardim – IGTV do Dragão – 6min51 – Livre

 

Sobre os artistas

Formado em 2016, o Grupo Desequilibradoz, surge da inquietação de amigos, atores e amantes do teatro de rua, artes circenses e da palhaçaria sobre a importância das práticas artísticas em um contexto social e informacional para disseminação de conhecimento e fortalecimento da cultura. A amizade gerou um núcleo familiar que compartilha o riso através de seus espetáculos. Possibilitando o fortalecimento das manifestações da arte e cultura popular, buscando formas de transmissão e conhecimento do fazer teatral do palhaço brincante. Os Desequilibradoz, consciente de seu trabalho, procura realizar estudos visando defender o desenvolvimento da cultura popular nordestina, circo, teatro e teatro de rua.

Gabriela Jardim é circense, concludente de 2012 do Curso em Artes Circenses, pela Escola Nacional de Circo-RJ, formanda da IV turma do Curso Técnico em Dança pelo IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura/SENAC e Bacharel em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora da técnica circense desde o ano de 2013. Entre os anos de 2009 e 2011, quando foi contemplada pelo edital Bolsa FUNARTE 2011 para o curso em Artes Circenses, da Escola Nacional de Circo-RJ (ENC). Antes, participou da fundação o Coletivo Lonja, presente no repertório de números. Desde então, tem participado de inúmeros espetáculos. Em 2020, produziu 3 turmas de Curso Online de Flexibilidade e Contorção com João Osmar, pelo Quintal Aéreo; vem ministrando aulas online de Circo desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020.

Serviço: Programação “Mês do Circo e do Teatro no Dragão”  

Atrações de 30 e 31 de março de 2021

Horário: 19h

Local: No YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no IGTV do Dragão do Mar

Acesso livre e gratuito

Por Rebeca Quirino
*Imagem de capa: Assssoria do Dragão do Mar
0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments