Associação Movimentos e SECULT-CE abrem nesta sexta-feira (28) o Festival Online Festa do Sol

Por Roberta Farias   |    28 maio 2021

Uma programação ao redor do sol, com as mais diversas linguagens trabalhadas por artistas cearenses, do litoral, da serra e do sertão. São músicos, poetas, atores, artistas do circo, da cultura popular tradicional, da dança, do riso, das tantas artes que transformam e dão vida à cultura do estado. É o Festival Online Festa do Sol – Circuito de Artes, Cultura e Negócios Criativos do Ceará, que começa na sexta-feira, 28 de maio, e se estende até o mês de julho com apresentações artísticas e ações que visam colaborar com a formação para negócios criativos.

O festival começa às 20h do dia 28 no canal Festa do Sol no YouTube, com uma Live de Abertura, que tem a participação de representantes da Secult-CE, da Associação Movimentos e instituições envolvidas na realização do evento. Depois da live será lançado o clipe da Festa do Sol gravado por artistas de Fortaleza e cidades do interior do estado e, abrindo as exibições, o músico cratense Abidoral Jamacaru apresenta o show Candente. A programação completa “Raios do Astro-Rei”, novo tema da categoria de estreias e lançamentos, que acontecerá até o dia 6 de junho, pode ser conferida no site: www.festadosolce.com.

O festival online Festa do Sol é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Associação Movimentos, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

Artistas de 31 cidades cearenses vão estar no palco virtual do festival, somando 179 trabalhos artísticos. As três categorias da programação artística ganharam novos nomes em alusão ao sol: “Raios do Astro-Rei” (Apresentações Únicas e Inéditas – Estreias/Lançamentos), “Signos do Zodíaco” (Mostras de Repertórios ou Temáticas) e “Sistema Solar” (Programa Festa do Sol – Circuitos de Artes e Culturas).

 

 AS TRÊS CATEGORIAS DE APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

“Raios do Astro-Rei” – O sol é o nosso brilhante astro-rei, aquele que dá luz ao mundo e simboliza a força da vida. Como uma luz que guia a humanidade e renasce todos os dias, a programação “Raios do Astro-Rei”, de estreias e lançamentos, foi assim nomeada em referência aos raios solares que nascem como novas estrelas no céu da cultura cearense. Serão apresentados 54 trabalhos artísticos de 28 a 30 de maio e de 03 a 06 de junho, no canal do festival no YouTube, sempre a partir das 17h30. Os trabalhos desta categoria ficam 24 horas no ar.

“Signos do Zodíaco” – Este foi o tema escolhido para a programação de mostras de repertórios, que é a segunda categoria do festival. São 54 mostras, totalizando 108 trabalhos artísticos. Os signos levam os nomes das constelações que se encontram no zodíaco há 2 mil anos. Como constelações que relevam personalidades, as mostras desta categoria revelam a diversidade e a pluralidade de linguagens e estilos, características da rica produção cultural cearense.

“Sistema Solar” – Composto pelo Sol e todos os planetas e corpos celestes que orbitam ao seu redor, o Sistema Solar batiza a terceira categoria, que será composta por oito programas com as características dos planetas do sistema solar.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments