Somos Um lança segunda turma da Trilha Florescer, programa de empreendedorismo feminino para moradoras do Grande Bom Jardim

Por Roberta Farias   |    15 jun 2021

Após o sucesso da primeira edição em 2020, a Trilha Florescer ganha uma nova turma e um novo formato neste ano. O programa, desenvolvido pela Somos Um, negócio de impacto social comandado pela empresária Ticiana Rolim, tem por objetivo capacitar e empoderar um público formado por mulheres moradoras do Grande Bom Jardim, por meio do empreendedorismo. A finalidade da Trilha Florescer é ajudar as empreendedoras a estruturarem seu negócio, esteja ele ainda fase inicial ou já exista. Ao todo, participarão 40 mulheres com perfil empreendedor, que também são chefes de família e se encontram em situação de vulnerabilidade social. A exemplo da turma de 2020, a nova turma será totalmente gratuita e terá início no dia 14 de junho. 

O formato digital é uma iniciativa do braço de educação da instituição, a Somos Um Educa e, em breve, iniciará parcerias com empresas e governos para fomentar o empreendedorismo feminino. 

A previsão é de que a nova turma inicie as atividades no mês de junho. Toda a programação e o formato do programa acontecem de forma online, o que possibilitará a participação simultânea de mais mulheres, em comparação com a primeira turma realizada. Por meio de uma plataforma digital, elas assistirão aulas gravadas e ao vivo, além de participarem de oficinas, workshops e mentorias sobre o passo a passo da jornada empreendedora. 

Com duração de quatro meses, a Trilha Florescer oferece uma ampla grade de formação integrada em duas abordagens: a biopsicosocioespiritual, com uma visão integrada do ser humano em todas as suas dimensões; e a da dinamização da economia do bairro, valorizando os nano e micro negócios para fortalecer o comércio local.

A primeira turma capacitou um grupo de 23 pessoas, sendo 22 mulheres e um homem que empreende junto com a esposa, também do bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O projeto iniciou de forma presencial e, logo após, devido à pandemia, teve que ser adaptado para o formato remoto. A partir disso, a Somos Um percebeu a capacidade de viabilizar o acesso do programa a mais pessoas e passou a trabalhar na reestruturação para o meio digital. Para Ticiana Rolim, fundadora do projeto, os resultados da Trilha Florescer vão além da questão financeira. “A Florescer vem para apoiar as mulheres a serem livres, felizes e a ocuparem seu lugar no mundo”, afirma. 

Por Rebeca Quirino

*Imagem de capa: internet

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments