Dia do Psicólogo (27/08); SESI Ceará reforça a importância de cuidar da saúde mental

Por Roberta Farias   |    25 ago 2021

Para celebrar o Dia do Psicólogo (27/8), importante e fundamental profissão nos dias atuais, o SESI Ceará conversou com a psicóloga especialista em Gestão da Saúde e em Neuropsicodiagnóstico, Ana Karine de Oliveira, que está na entidade desde 2016.

Para a profissional, a Psicologia ganhou maior visibilidade com a pandemia da COVID-19, mas é preciso pontuar que já existia uma demanda reprimida de saúde mental que foi exposta nesse período e que vem proporcionando uma busca crescente pelos serviços psicológicos. “Psicólogo é um profissional que pode e deve atuar nos mais diversos contextos, mas que também deve se cuidar, manter uma prática regular de autocuidado e estar atento aos sinais do corpo e da mente. Apesar do que muitos pensam, não somos imunes ao adoecimento psíquico, pelo contrário, podemos estar mais vulneráveis a ele”, alerta.

Atuando como psicóloga há 11 anos, Ana Karine iniciou a carreira no Maranhão trabalhando no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), posteriormente, já no Ceará, trabalhou em uma instituição de acolhimento para crianças, adolescentes e adultos que vivem e convivem com vírus HIV/AIDS antes de iniciar os atendimentos no SESI Ceará. 

Seus anos iniciais foram desafiantes. “Realidades em que a atuação do psicólogo fugia ao modelo clínico e demandavam intervenções coletivas e pautadas em uma leitura de mundo e de homem que não se ver na faculdade”, recorda-se. Logo descobriu sua paixão pela Psicologia Social e percebeu que a Psicologia, era sim, acessível a todos. “Aos poucos fui vendo a função social da Psicologia e descobrindo meu lugar, meu espaço e o meu fazer nesta profissão tão apaixonante e ao mesmo tempo tão desafiadora”, avalia.

Por Rebeca Quirino

*Imagem de capa: internet

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments