Dezembro Vermelho: SESI Ceará aborda prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

Por Jocasta Pimentel   |    15 dez 2021

Durante o Dezembro Vermelho é preciso ressaltar as informações sobre a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). O último mês do ano recebeu esse nome por ser uma extensão ao Dia Mundial de Combate à AIDS celebrado no dia 1º. Esta data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na década de 80, período em que a AIDS vivia uma realidade muito diferente da atual.

Desde então, aconteceram muitos avanços em tratamento e diagnóstico de HIV ((Human Immunodeficiency Virus) e AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome) que mudaram o curso natural da doença. “Podemos dizer que esses avanços se devem à luta constante pelo combate à AIDS, pois a melhor forma de combatê-la é falar sobre ela, eliminar os estigmas que temos até hoje em relação as pessoas portadoras do HIV e com AIDS. A sociedade precisa compreender que é possível viver e conviver com o HIV de forma plena, saudável e feliz”, informa a médica do SESI Ceará Yara Maria Freitas Bezerra (CREMEC 11923/RQE 8603).

HIV x AIDS

Ainda, nos dias atuais, muitas pessoas confundem os termos utilizados, mas o HIV é usado para se referir ao vírus da imunodeficiência humana. Já a AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Ou seja, HIV é um vírus e AIDS é uma síndrome que pode ser desenvolvida por pessoas portadoras desse vírus.

A médica do SESI Ceará explica que a AIDS ocorre quando o vírus, se não descoberto logo, começa a afetar os leucócitos, um tipo de células de defesa do corpo e o deixa mais vulnerável as diversas doenças oportunistas. Elas são conhecidas assim porque precisam encontrar o sistema imunológico enfraquecido para se manifestarem. Ao longo do tempo, as doenças oportunistas vão debilitando de forma progressiva a saúde da pessoa doente, podendo levar à morte.

Mais informações acesse www.sesi-ce.org.br ou ligue 85 4009.6300.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments