Projetos de Extensão da UNILAB e UFC realizam mapeamento da fome no Grande Bom Jardim

Por Jocasta Pimentel   |    20 maio 2022

Foto: Google Maps

A iniciativa tem como agente proponente a Organização Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS).

A Organização da Sociedade Civil Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), através do Projeto de Extensão Diálogos Urbanos, e com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da alimentação (NUPEGA), realiza pesquisa sobre a fome no território Grande Bom Jardim, uma das regiões mais precarizadas na periferia sudoeste de Fortaleza. O projeto de pesquisa, de caráter extensionista e de pesquisa social comunitária, será apresentado na RODA DE DIÁLOGO PROJETO MAPA PARTICIPATIVO DE ENFRENTAMENTO À FOME DO GRANDE BOM JARDIM- Interlocução parceiros, sujeitos sociais locais e comunidade, nesta sexta-feira, dia 20 de maio, a partir das 9h, na sede da entidade, no bairro Canindezinho.

O projeto de pesquisa terá como produto o Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome, das Cozinhas Comunitárias e da Agroecologia Urbana no Grande Bom Jardim. O objetivo central do projeto é elaborar participativamente o Mapa do Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim (GBJ), fundamentando e fomentando a elaboração e a execução de ações e de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional para o território.

O mapeamento da fome será realizado por pesquisa qualitativa direta em processo participativo de coleta, de leitura comunitária e análise técnica colaborativa em interlocução aos agentes sociais de 14 cozinhas comunitárias locais, de assentamentos precarizados subnormais, de comunidades integrantes à Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Bom Jardim.

Serão realizadas visitas exploratórias de campo para imersão aos equipamentos comunitários que serão mapeados; uma roda de diálogo com agentes sociais interlocutores para apresentação do projeto de pesquisa e construção coletiva de agenda de trabalho para coleta direta de dados; duas oficinas de leitura comunitária de coleta de dados; uma roda de diálogo para apresentação preliminar de resultados e construção coletiva de recomendações de políticas públicas; e um seminário final para apresentação dos resultados de pesquisa e recomendações à sociedade civil e política.

Além destas ações de coleta e de pactos, serão realizadas pesquisas secundárias de dados, trabalhos técnicos de geoprocessamento de dados e espacializações de informações e análise de resultados e consolidações.  A pesquisa sobre a fome no Grande Bom Jardim será realizada nos meses de maio e junho de 2022, envolvendo quatro jovens pesquisadores sociais, Moisés Tavares, Geyse Anne, Eduardo Marques e Raquel Vieira, para processos de mobilização social e coleta direta de dados qualitativos, sendo dois estudantes da Unilab,  Moisés Tavares (Guiné Bissau) e Geyse Anne, e dois jovens moradores do território GBJ, Eduardo Marques e Raquel Vieira, com incidências e engajamentos em coletivos culturais e juvenis locais.

O projeto prevê a geração dos: Relatório/Mapa Participativo De Enfrentamento à Fome no Grande Bom Jardim; Processo Participativo com engajamento cívico; Construção coletiva de demandas, de proposições e de recomendações gerais; Produção e publicação de artigo científico e/ou relato de experiência. Ao final, será realizada um seminário de interlocução com movimentos sociais ampliados para apresentação de resultados à sociedade e pacto político para acolhimento pela sociedade política e implementação das recomendações em caráter de políticas públicas.

Serviço:

RODA DE DIÁLOGO PROJETO MAPA PARTICIPATIVO DE ENFRENTAMENTO À FOME DO GRANDE BOM JARDIM – Interlocução parceiros, sujeitos sociais locais e comunidade

Dia 20 de maio, a partir das 9h

Na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Av. Gen. Osório de Paiva, 5623 – Canindezinho.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments