Prefeitura informa funcionamento dos serviços públicos no feriado de Corpus Christi (16/06) e no ponto facultativo de sexta-feira (17/06)

Por Jocasta Pimentel   |    15 jun 2022

O ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, como assistência da saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito e salva-vidas

A Prefeitura de Fortaleza informa os horários de funcionamento dos principais serviços públicos durante o feriado de Corpus Christi (16/06) e ponto facultativo desta sexta-feira (17/06).

De acordo com o decreto nº 15.347, o expediente do dia 17 de junho será ponto facultativo para os servidores municipais. Não se aplicando aos serviços essenciais, como assistência da saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva-vidas.

Já as Secretarias Municipais Regionais do Fortaleza não oferecerão serviços e atendimentos nos dias 16 e 17, retornando ao funcionamento normal na próxima segunda-feira (20/06).

Na agenda cultural, Fortaleza recebe o espetáculo Le Voyage de Rézé, do grupo francês Les Production du Bazar. O evento será realizado no Teatro São José, com apresentação única na sexta-feira (17/06), às 18h30. A entrada é gratuita, mediante comprovante vacinal e livre para o público a partir de sete anos.

Saúde

A Prefeitura de Fortaleza manterá dois postos de saúde em funcionamento de quinta-feira a domingo (16 a 19/06) exclusivamente para vacinação de rotina. Os postos Paulo Marcelo e Messejana funcionarão das 8h às 17h.

Para atendimentos de urgência e emergência, Fortaleza conta com 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo seis delas administradas pelo Município (Vila Velha, Cristo Redentor, Bom Jardim, Itaperi, Jangurussu e Edson Queiroz), todas funcionando 24h por dia.

Na campanha contra a Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza segue realizando a aplicação do imunobiológico nos pontos de vacinação divulgados no Portal da Prefeitura.

Postos de saúde abertos para vacinação de rotina de quinta-feira a domingo (16 a 19/06):
Posto Paulo Marcelo (Rua Vinte e Cinco de Março, 607 – Centro)
Posto Messejana (Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) garante a oferta de ônibus com operação especial. A frota operará, na quinta-feira, com a programação de domingos e feriados. Já na sexta-feira, a oferta será a mesma de um dia útil, mas adequada à demanda devido ao ponto facultativo.

Mercados

Diversos Mercados da Capital permanecerão abertos durante o feriado de Corpus Christi (16/06), por exemplo, o Mercado São Sebastião, e os Mercados dos Peixes do Mucuripe e da Vila do Mar.

Mercado São Sebastião
Quinta-feira: 5h às 13h
Sexta-feira: 5h às 15h
Sábado: 5h às 15h
Domingo: 5h às 12h

Mercado Central
Quinta-feira: 8h às 16h
Sexta-feira: 8h às 18h
Sábado: 8h às 17h
Domingo: 8h às 13h

Centro Municipal de Pequenos Negócios (Beco da Poeira)
Quinta-feira: fechado
Sexta-feira: 8h às 17h
Sábado: 8h às 16h
Domingo: fechado

Feirão São Paulo
Quinta-feira: fechado
Sexta-feira: 8h às 17h
Sábado: 8h às 16h
Domingo: fechado

Mercado dos Peixes do Mucuripe
Quinta-feira: 5h às 23h
Sexta-feira: 5h às 23h
Sábado: 5h às 23h
Domingo: 5h às 23h

Mercado do Joaquim Távora
Quinta-feira: 7h às 12h
Sexta-feira: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h
Domingo: 7h às 12h

Mercado dos Peixes da Vila do Mar
Quinta-feira: 7h às 22h
Sexta-feira: 7h às 22h
Sábado: 7h às 22h
Domingo: 7h às 12h

Mercado do Carlito Pamplona
Quinta-feira: 5h às 13h
Sexta-feira: 5h às 13h
Sábado: 5h às 13h
Domingo: 5h às 13h

Mercado da Cidade dos Funcionários
Quinta-feira: 6h às 12h
Sexta-feira: 8h às 17h
Sábado: 8h às 17h
Domingo: fechado

Mercado da Messejana
Quinta-feira: 8h às 12h
Sexta-feira: 8h às 17h
Sábado: 8h às 17h
Domingo: 8h às 17h

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará com as equipes em campo organizando a circulação de veículos e pedestres, atendendo às ocorrências e coibindo comportamentos irregulares.

VetMóveis e Clínica Veterinária Jacó

A Clínica Veterinária Jacó e as unidades do VetMóvel funcionarão normalmente na quinta-feira (16/06) e não prestarão serviços na sexta-feira (17/06). Atualmente, uma das unidades itinerantes do VetMóvel está funcionando no bairro Jangurussu e a outra está em processo de transferência para o Pirambu. A unidade fixa do VetMóvel está localizada ao lado da Clínica Veterinária Jacó, realizando apenas castrações sob agendamento.

O projeto é gerenciado pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). O agendamento para castrações de animais é realizado exclusivamente pelo telefone 156.

VetMóvel Jangurussu:
Endereço: estacionamento lateral do Cuca Jangurussu (Av. Gov. Leonel Brizola, s/n, com entrada pela Travessa Ana Beatriz – Jangurussu)
Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h (de segunda a sexta-feira)

Clínica Veterinária Jacó e Vetmóvel fixo:
Endereço: avenida dos Paroaras, 60 – bairro Passaré (esquina com avenida da Saudade)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (casos de emergência são atendidos até 14h30 após avaliação veterinária)

Fiscalização

O trabalho da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) nas mais diversas áreas, tais como: direito do consumidor, poluição sonora e visual, comprovante da vacina nos estabelecimentos, descarte irregular de lixo, entre outros, é considerado serviço essencial e seguirá acontecendo em todo o âmbito de Fortaleza.
A Agefis pode ser acionada pela população por meio de três canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis e o telefone 156.

Assistência Social

Conforme o decreto de ponto facultativo, a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) informa que os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) e Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua estarão fechados.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments