Espetáculo “O Casamento da Chapéu” volta à cena para comemorar 20 anos de atividades da Cia. Teatral Acontece

Por Roberta Farias   |    29 jun 2022

Em 2004 Almeida Júnior escreveu o infantil “O Casamento da Chapéu” para comemorar os 2 anos da Cia. Teatral Acontece. O espetáculo fala da realização dos sonhos pela força do pensamento e a adoção de mudanças em comportamentos e atitudes. A montagem também aborda o quanto a era da comunicação, viabilizada pela internet, ajuda e às vezes atrapalha a justamente ao que se propõe a comunicação entre os seres humanos.  O surgimento do trabalho tem uma história de sacrifício.  Faltavam duas semanas para espetáculo estrear e o idealizador do projeto Almeida Jr. não tinha grana para figurinos, cenografia, maquiagem, material gráfico, entre outras coisas necessárias a uma produção.  Decidido, o diretor vendeu sua casa para realizar seu sonho. Após duas semanas de correria intensa para execução da preparação, o espetáculo estreou em 16 de julho de 2004.

Em 2020 o espetáculo foi remontado e estreou em março, mas a temporada foi interrompida pelo decreto governador Camilo Santana que instituiu o lockdown. Durante os dois anos de pandemia atores deixaram o projeto por conta das incertezas sanitárias, buscando outros rumos em suas vidas.

Com uma parte de elenco originário pré-lockdown juntamente com novos integrantes o desejo ardente de ir à cena prevaleceu. E mesmo diante de todas as dificuldades que assolaram os artistas, mesmo sem apoio financeiro, com a entrega da sede da Cia. Teatral Acontece, que faliu durante a pandemia do Covid-19, mesmo com tudo isso  o grupo conseguiu driblar o pessimismo e todos os óbstaculos. “O Casamento da Chapéu” irá estrear apesar de tudo e iremos entrar em temporada, e isso é parte das comemorações dos 20 anos da Cia. Teatral Acontece no próximo mês de julho.

Esse é o enredo da trama: Uma vez adulta Chapeuzinho Vermelho cansada de ver as princesas dos contos de fada todas com príncipe e ela sozinha, sente uma enorme solidão, e resolve comunicar sua avó que irá para o mundo dos humanos para conseguir seu pretendente, sua vozinha então dar um computador a ela de presente que irá guia-la nessa nova aventura. Porém o Lobo mau descobre os planos dela e resolve convocar toda a legião do mau composto por Cuca do sítio do Pica pau Amarelo e Bruxilda presidenta do Sindicato das Bruxas dos contos de fada para atrapalhar os planos e ainda se aliam ao computador e televisão, juntos eles resolvem criar um príncipe todo desengonçado para enganar a boba da Chapeuzinho. Além de tudo isso ela encontrará no mundo dos humanos e da comunicação uma certa frieza e percebe que ninguém se comunica mais, e pensa até em desistir de seu sonho, mas será que ela desistirá do seu grande objetivo? Se quiser saber é só vir conferir a temporada  que tem o apoio do Theatro José de Alencar que cedeu pauta para a temporada no Teatro Morro do Ouro nos dias 2, 3, 9 e 10 de julho, sempre às 17h.

O Texto e direção é de Almeida Jr, tendo a orientação de figurinos do Felício da Silva. O elenco tem a participação de Aparecida Pereira, Cintia Paula, Jean Carvalho, Kleunny Alves, Pedro Dias, Renata Borges e Socorro Santos.

COMEMORAÇÃO 20 ANOS CIA. TEATRAL ACONTECE

Em 2022 no mês de julho a Cia. Teatral Acontece também comemora 20 anos ininterruptos em ações teatrais no Estado do Ceará, entre elas a criação do Curso de de Iniciação Teatral Acontece , o CITA que também completa 20 anos e já formou 42 turmas de iniciantes em teatro tanto em Fortaleza como no interior cearense, criou o Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece, O Fecta que já realizou 15 edições e durante esse tempo já revelou muitos novos talentos sejam artistas, técnicos ou novos grupos teatrais, criou em 2021 o Curso de Teatroterapia que já está na sua segunda turma, e vem ajudando muitas pessoas que ficaram com sequelas no período da pandemia, sejam por fobia social, depressão, ansiedade, entre outros, montou mais de 50 espetáculos teatrais e vem se mostrando ativa nas políticas culturais do Estado.

Assim tem muito o que ser comemorado, e a primeira ação é a estreia do espetáculo O Casamento da Chapéu que tem um significado muito forte ao grupo, pois em 2004 para que esse espetáculo estreasse o seu diretor Almeida Júnior precisou vender a sua casa. Dando continuidade as comemorações ainda no mês de julho será feito a entrega do troféu “Cia Teatral Acontece Reconhece”, a pessoas ou instituições que de uma forma ou de outra colaboram para que a Companhia se mantivesse firme durante todos esses anos. E no segundo semestre a Cia Acontece estará fazendo o que ela mais se destaca no fazer teatral que é formação teatral, serão abertas as seguintes turmas: Quarta turma do Laboratório de encenação Teatral-LEA, terceira turma de Teatroterapia, turmas 43,44,45, e 46 do Curso de Iniciação Teatral Acontece nos distritos de Siupé, Serrote, Croatá e Pecém no município de SãO Gonçalo do Amarante com parceria da Secretaria de Cultura do Ceará e da Secretaria de Cultura de São Gonçalo , também faremos uma formação teatral no município de Apuiarés com parceria da Secreataria de Cultura do Ceará e Secretária de Cultura de Apuiarés. E para 2023 tá previsto a segunda edição do livro Fazendo História no Ceará- Curso de Iniciação Teatral Acontece e outras formações.

SERVIÇO:

Espetáculo: “O Casamento da Chapéu”

Dias: 2, 3, 9,10 de julho de 2022, sempre às 17h

Local: Teatro Morro do Ouro (Anexo ao TJA) Rua 24 de maio, 600

Gênero: infantil.

Censura livre.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments