Vila das Artes promove IV Jornada de Teatro & Educação

Por Jocasta Pimentel   |    06 jul 2022

Inscrições seguem até o dia 14 de julho

A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes abre inscrições para a IV Jornada de Teatro & Educação. Com o tema “Como se cria uma peça de Teatro?”, o evento trabalhará processos de criação teatral no espaço de sala-de-aula a partir de oficinas conduzidas por Juliana Veras, Otto Natashe e Vicente Concilio. As atividades ocorrerão de 18 a 23 de julho. Inscrições seguem até o dia 14 de julho.

Inscrição

Especialmente voltado para arte-educadores, professores formadores, estudantes, artistas e pesquisadores da arte teatral, a IV Jornada de Teatro & Educação tem por objetivo promover a reflexão e o diálogo acerca de metodologias, práticas de mediação teatral, processos de ensino-aprendizagem e formação de espectadores. Confira mais abaixo o detalhamento da programação.

“Nesta edição, a proposta é experimentar a práxis de Como se cria uma peça de teatro”, explica Graça Freitas, coordenadora da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes. “Que metodologias poderiam ser utilizadas para a criação de uma peça no espaço de educação? Existem etapas para a elaboração do processo de criação? Os exercícios e os jogos realizados em sala de aula podem apresentar caminhos para a composição de cenas? Podemos pensar o conceito de dramaturgia para além da escrita de textos? Essas são algumas das perguntas que norteiam esta edição do vento”, complementa a coordenadora.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação
Com o objetivo de experimentar aspectos relacionados ao processo de criação artística em diálogo permanente com a reflexão acerca do ensino-aprendizagem em teatro, a IV Jornada de Teatro & Educação convida os artistas-educadores Juliana Veras, Otto Natashe e Vicente Concilio para conduzir a criação de uma peça teatral com os grupos de participantes, com apresentação pública no último dia da Jornada.

– Oficina com Juliana Veras
Data: 18 a 22 de julho
Hora: 8h30 a 11h30
Local: Academia do Professor Darcy Ribeiro (Rua Dona Leopoldina, 907, Centro)

– Oficina com Otton Natashe
Data: 18 a 22 de julho
Hora: 13h a 17h
Local: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299-327, Centro)

– Oficina com Vicente Concilio
Data: 18 a 22 de julho
Hora: 18h a 21h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro)

A apresentação final ocorrerá no Teatro Antonieta Noronha, na tarde de sábado (23/07), e será seguida por uma roda-de-conversa com o tema “O Teatro em sala-de-aula”.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments