Prefeitura de Fortaleza promove evento pet friendly no Estoril

Por Jocasta Pimentel   |    08 jul 2022

O prefeito José Sarto esteve presente no evento e reafirmou o compromisso da gestão com a causa animal

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) e da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), realizou nesta quinta-feira (07/07) a Tarde Fortaleza Pet Friendly, no Estoril. Na ocasião, foi inaugurado o letreiro do projeto Fortaleza Pet Friendly, onde os visitantes do Estoril poderão posar para fotos. Houve também contação de histórias com bonecos para a criançada.

O prefeito José Sarto esteve presente no evento e reafirmou o compromisso da gestão com a causa animal. “Fortaleza é a primeira capital que adotou o sistema amigável para tutores de animais de estimação, que hoje passou a ser companheiro e faz parte da família. Além de ser conhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, mesmo em meio a pandemia, a Cidade tem políticas públicas com relação à proteção animal e no nosso mandato vamos ampliar ainda mais”, disse.

Nesse sentido, o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Alexandre Pereira, ressaltou que esse tipo de iniciativa é, sobretudo, voltada para que a gestão faça uma cidade melhor para os moradores e para os visitantes.”Com a pandemia, as pessoas ficaram ainda mais sensíveis a viajar, viver a vida, ter experiências e isso passa pelo convívio com o seu pet. Este é um novo conceito e a gente enxergou isso como uma oportunidade de humanizar ainda mais a cidade de Fortaleza e trazer turistas para nossa cidade.

A Coepa ofertou consultas veterinárias gratuitas, evento de adoção de animais e feira de moda e acessórios pet, além de distribuição de material educativo sobre proteção e bem-estar animal. Foram entregues 15 fichas para as consultas veterinárias, por ordem de chegada.

Outra iniciativa do evento foi a parceria com a ONG Deixa Viver e o projeto Animais Universitários disponibilizarão animais para adoção responsável, realizando entrevista com os potenciais tutores no próprio local. O ramo da moda pet contou com as presenças das lojas Cruella Moda Pet, La’ Pet e Shak Dog.

Conforme o titular da Coepa, Marcelo Girão, a Prefeitura vem agindo para fomentar o trabalho dessas instituições, com bolsas para protetores e divulgação dos animais aptos a serem adotados, entre outras iniciativas. “Com o novo projeto de lei a gente vai começar a ajudar agora mais de cem protetores de Fortaleza com auxílio financeiro, para que eles comprem alimentação, medicação. A Prefeitura Fortaleza está querendo ajudar cada vez mais as ONGs, contribuindo para a proteção dos animais”, disse.

A colaboradora projeto Animais Universitários, Lara Abreu, elogiou a iniciativa da Prefeitura em realizar parceria com ONGs. “É uma coisa muito legal porque assim a gente pode trazer os animais e ele podem ter uma chance de serem adotados. Hoje, a gente trouxe seis animais e também tem a participação da ONG Deixa Viver, mas a gente tem em torno de 45 animais em lar temporário. Animais que estão ou em tratamento pra doença ou já estão aptos pra adoção”, afirmou.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments