Programa oferece 80 vagas em curso de TI gratuito a jovens que concluíram estudos em escolas públicas no Ceará

Por Jocasta Pimentel   |    13 jul 2022

Curso ocorre on-line em duas turmas de 40 alunos no estado. Início das aulas é previsto para fim de agosto

O programa TECH.JÁ, parceria entre o Google, o BID Lab e Junior Achievement Brasil (JA Brasil), oferece 80 vagas gratuitas em curso na área de Tecnologia da Informação (TI) para jovens que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino no Ceará. As inscrições são feitas no site do programa até o dia 5 de agosto.

No estado, as vagas serão ofertadas em duas turmas de 40 alunos, uma durante a manhã e a outra no período noturno, com previsão de início das aulas para o fim de agosto. O curso ocorre on-line e tem quatro meses de duração, com carga horária de 20 horas semanais.

Caso os aprovados não tenham computador ou conexão, a JA Brasil avalia possibilidade de empréstimo de computadores e contratação do serviço de internet. No entanto, as medidas dependem da disponibilidade dos equipamentos nos locais em que o curso é oferecido.

Como participar

Os interessados não precisam ter experiência ou conhecimento técnico prévio na área. Para participar, os candidatos devem ter:

  • Entre 18 e 29 anos;
  • Renda per capita de menos de dois salários mínimos;
  • Concluído o ensino médio em escola pública;
  • Não estar trabalhando em emprego formal – CLT, PJ, MEI e Jovem Aprendiz) ou estudando (em cursos de educação superior ou tecnólogos);
  • Morar na cidade em que o curso será oferecido.

Os candidatos passarão por teste de perfil e compatibilidade com a área profissional. Na última etapa da seleção, devem, também, participar da Semana Experimental do curso.

Capacitação

Além de capacitar os alunos na área de TI, o curso abrangerá tópicos como autoconhecimento, ética e apoio para a elaboração de currículos. Além disso, os jovens aprenderão a se preparar para entrevistas em processos seletivos para vagas de emprego.

No fim do curso, os jovens recebem um certificado profissional de Suporte de TI emitido pelo Google juntamente com a Certificação Junior Achievement Brasil. A partir daí, os estudantes passam a fazer parte do banco de talentos das empresas colaboradoras, podendo participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

Em 2020, o TECH.JÁ foi um dos vencedores do Prêmio Super-Heróis de Desenvolvimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa foi premiado por adaptar a metodologia do programa ao cenário da pandemia de Covid-19 de modo bem-sucedido, além da rápida entrega de computadores e subsídios de contratação pela Internet.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments