Seminário apresenta planos para aceleração de negócios que integram Arranjos Produtivos Locais do Ceará

Por Roberta Farias   |    27 jul 2022

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) apresenta nesta quinta-feira, 28, durante evento online, os resultados do projeto que identificou e mapeou Arranjos Produtivos Locais (APLs) e outras aglomerações de negócios existentes no Ceará. 

O II Seminário Fortalecendo Arranjos Produtivos Locais é uma das ações do projeto executado pelo Instituto Centec desde maio de 2021 por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), responsável também pela supervisão dos trabalhos. O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Segundo o economista Marcos Renan, pesquisador da equipe multidisciplinar do Instituto Centec, o principal objetivo do projeto é contribuir para atualizar e implementar uma política de apoio ao desenvolvimento dos Sistemas de Arranjos Produtivos Locais (SAPLs) do Ceará, cuja efetivação passa pela execução e monitoramento de ações específicas. Como resultado esperado da implementação dessa política, conforme ele, estão a aceleração dos negócios e, consequentemente, o desenvolvimento local e regional.

“Os resultados desse projeto permitiram conhecer as especificidades de cada Aglomerado/APL cearense. Isso servirá de reflexão sobre a economia regional e também de encaminhamento para que os gestores estaduais e municipais repensem as políticas para o fortalecimento dos negócios, direcionando ações que tornem os APLs mais competitivos e integrados, beneficiando assim toda a cadeia produtiva e seu entorno.”

Dentre os resultados que serão apresentados no seminário, estão os Planos de Desenvolvimento Preliminar (PDPs) de quatro APLs priorizados pelo Estado. O evento contará com a participação de lideranças dos APLs, gestores estaduais e municipais, produtores, empresários, universidades, entes públicos e outros atores.

A programação também inclui as palestras do professor Jair do Amaral, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos coordenadores da pesquisa, e dos professores Helena Lastres e José Eduardo Cassiolato, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ambos coordenadores da Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). 

Esta é a segunda edição do seminário Fortalecendo os Arranjos Produtivos Locais. O primeiro evento ocorreu em agosto de 2021 para apresentar a proposta do projeto e contou com a participação de representantes de outros estados brasileiros e do Ministério da Economia, além de pesquisadores da área.

SERVIÇO

Seminário Fortalecendo os Arranjos Produtivos Locais

Dia 28 de julho de 2022, a partir das 9 horas

Inscrições: bit.ly/seminarioapl

Haverá emissão de certificado para os participantes

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments