Etufor orienta sobre itens de segurança obrigatórios para a operação dos transportes escolares

Por Jocasta Pimentel   |    01 ago 2022

Os familiares devem estar atentos ao contratar o serviço, verificando se o condutor e veículo estão aptos e devidamente credenciados

Com a volta às aulas, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) orienta acerca dos itens de segurança obrigatórios para a operação dos transportes escolares. Ao contratar esse tipo de serviço para as crianças, os pais e responsáveis devem observar se o contratante está regular junto ao órgão gestor de transporte, bem como conferir o estado de conservação dos veículos.

A Divisão de Fiscalização (Difis) da Etufor atualiza anualmente o cadastro dos permissionários, verificando os documentos de porte obrigatório (CRLV, Carteira padrão e CNH), bem como realizando vistorias dos veículos que serão certificados com um laudo atualizado. Os vistoriadores avaliam o estado de conservação dos pneus, sistema elétrico e ainda o bom funcionamento do aparelho que mede a velocidade máxima dos transportes (cronotacógrafo). Caso haja irregularidades, o condutor deve adequar o veículo para continuar operando.

O veículo para transporte escolar deve conter os itens obrigatórios, que são cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados; fecho interno de segurança nas portas; luz de freio elevada; faixa horizontal pintada ou película auto-adesiva não removível, na cor amarela, com 40cm de largura, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroçaria), identificada como ESCOLAR em cor preta.

Para continuar prevenindo a Covid-19, a Etufor orienta que os autorizatários transportem os passageiros com as janelas abertas para favorecer a circulação de ar, porém sempre respeitando o limite dos esbarros, garantindo a segurança das crianças, e ofereçam álcool em gel, além de utilizar máscaras.

Como consultar regularização

Além dos itens de segurança, também é possível checar se o veículo caracterizado para a realização do transporte corresponde ao veículo cadastrado na Etufor.

Caso o responsável da criança identifique alguma irregularidade no serviço prestado, é possível acionar uma equipe de fiscalização pelo número 3452-9345.

Para consultar a autorização do prestador de serviço de transporte escolar, o usuário pode acessar o catálogo de serviços ou ligar para a Divisão de Cadastro (Dicad) 3452-9241.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments