Ciclofaixa Cultural tem edição “Rotas de Iracema” neste domingo (07/08)

Por Jocasta Pimentel   |    03 ago 2022

Os ciclistas visitarão os monumentos em homenagem à personagem no livro de mesmo nome do romancista José de Alencar

A Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural (CPHC) da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove edição da ciclofaixa cultural neste domingo (07/08), a partir das 8 horas, com concentração na Cidade da Criança. Nesta edição, intitulada “Rotas de Iracema”, os ciclistas visitarão os monumentos em homenagem à personagem no livro de mesmo nome do romancista José de Alencar, explorando assim a relação do autor com a capital cearense.

“A Ciclofaixa Cultural é um passeio que promove a conexão dos participantes com os bens materiais que compõem o acervo patrimonial da cidade de Fortaleza, como edificações históricas, equipamentos culturais, monumentos e praças”, afirma o titular da CPHC, Diego Zaranza. A concentração na Cidade da Criança conta com a participação da banda Forró do Sócio.

A Ciclofaixa acontece através de rotas de visitação com apoio de profissionais mediadores, conhecedores da história da cidade. O mediador desta rota será Gerson Linhares, turismólogo graduado na Universidade de Fortaleza (Unifor), pesquisador e educador que há 27 anos atua na área do Patrimônio Cultural de Fortaleza e do Ceará.

Rotas de Iracema

O percurso tem início às 9 horas deste domingo (07/08) no Parque da Liberdade e seguirá o trajeto: Praça José de Alencar, Sítio Histórico do Forte de Nossa Senhora de Assunção  a Praia de Iracema (iniciando no fim da rua dos Tabajaras). Na Praia de Iracema, a rota faz uma visita à escultura de Iracema Guardiã, seguindo pela orla até a escultura de Iracema de Corbiniano Lins.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments