Prefeitura promove programação diversa no mês da primeira infância

Por Jocasta Pimentel   |    04 ago 2022

Inauguração de salas de aleitamento materno, quiosque do Leitura na Praça, oficina de circo e rota de turismo infantil estão entre as ações previstas para o Agosto Verde.

A Prefeitura de Fortaleza promove este mês diversas ações em alusão ao Agosto Verde, mês nacional da primeira infância. A programação conta com ações das secretarias municipais da Saúde (SMS), de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Cultura (Secultfor), do Turismo (Setfor), da Educação (SME) e da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), em parceria com a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi).

Contemplado pelo Projeto de Lei 2034/21, em processo de aprovação no Senado, o Agosto Verde tem o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos e suas famílias. Fortaleza marca o mês com a inauguração de salas de aleitamento materno e ponto de leitura na praça, oficina de circo, atividades de integração com a natureza e rota de turismo infantil, entre outras ações.

Segundo a secretária da Cespi Patrícia Macedo, Fortaleza colhe bons resultados dos investimentos nas políticas para a primeira infância, com o aumento dos atendimentos em educação, saúde e assistência social e a valorização dos espaços de brincar, entre outros avanços. A titular da pasta ressalta que as necessidades da primeira infância são sempre urgentes e que atendê-las depende do envolvimento de toda a sociedade. “O Agosto Verde é um momento importante por trazer e intensificar esse olhar das pessoas para as gestantes e crianças até 6 anos,” explica.

Atividades

A programação teve início com a inauguração de duas salas de aleitamento materno, realizada pela SMS nesta segunda (01/08) e nesta quinta-feira (04/08). O mês abarca também o Agosto Dourado, em alusão ao aleitamento materno, cuidado essencial para a primeira infância.

Nesta sexta (05/08), a Seuma realiza caminhada ecológica e oficinas de semeio de plantas no Parque Rachel de Queiroz, mandala e palestra sobre saneamento na Casa do Saber, do Emaús. No dia 10 de agosto, a Secultfor realiza oficina de circo e jogos circenses no ecocirco para crianças da Creche Renascer, no Passaré. A ação é em parceria com a Cespi, a SME e a Vila das Artes.

A programação segue no dia 11, com a inauguração do quiosque do programa Leitura na Praça e implantação do projeto Pé de Infância, desenvolvidos pela Funci, na Praça das Malvinas, no bairro Bela Vista. No dia 22 de agosto, as praças Antônio Correia, na Messejana, e Manoel Dias Macêdo, no Bairro Ellery, que também contam com quiosques do programa Leitura na Praça, recebem oficinas lúdicas.

O Dia Mundial da Infância, celebrado em 24 de agosto, será marcado por diversas atividades infantis, realizadas pela Setfor, em parceria com a Cespi, durante a inauguração da Casa do Turista e do Museu do Bode Ioiô na Cidade da Criança. Os lançamentos do dia incluem também os Caminhos da Primeira Infância, mapeamento de espaços da cidade considerados de grande interesse para a visitação infantil.

Ainda no dia 24, a Seuma realiza oficinas de sementeira e trocas de mudas por recicláveis na Cidade da Criança e na Casa José de Alencar, além da formação Cidade e Meio Ambiente, na Casa do Saber do Emaús.

Programação

05/08
Caminhada ecológica e oficinas
Horário: a confirmar
Público: alunos da creche do Instituto Fazendo Acontecer (3 a 5 anos e seus cuidadores)
Local: trechos 6 e 5 do Parque Raquel de Queiroz

05/08
Palestra sobre saneamento + Mandala
Horário: 14h30
Público: 4 a 11 anos
Local: Casa do Saber do Emaús (Rua Nossa Senhora das Graças, 1097)

10/08
Viver o circo hoje – oficina de circo e jogos circenses
Ecocirco (para crianças da creche Renascer)

11/08
Implantação do Programa Leitura na Praça e Projeto Pé de Infância
Horário: 17h
Local: Praça Malvinas (Rua Rio Grande do Sul com Rua Ministro Sérgio Mota)

22/08
Desenvolvimento de oficinas lúdicas nas praças requalificadas com o Programa Leitura na Praça
Locais: Praça Antônio Correia (Messejana) e Praça Manoel Dias Macêdo (Parque Rachel de Queiroz)

24/08
Lançamento das rotas do Expresso Cultural (com base na Cidade da Criança) e dos Caminhos da Primeira Infância, inauguração do Museu do Bode Ioiô e da Casa do Turista
Horário: 8h30
Local: Cidade da Criança

24/08
Formação Cidade e Meio Ambiente
Horário: 14h30 
Público: 4 a 11 anos
Local: Casa do saber do Emaús (Rua Nossa Senhora das Graças, 1097)

24/08
Sementeira e troca de muda por recicláveis (mostra integrada de experiências da educação infantil)
Horário: 8h e 13h30 
Público: educação infantil da Rede Municipal
Local: Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055)

24/08
Sementeira e troca de muda por recicláveis (Dia Nacional da Primeira Infância)
Horário: a confirmar
Público: 3 a 6 anos e seus cuidadores
Local: Cidade da Criança

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments