Prefeitura de Fortaleza e Instituto Iracema lançam chamada pública para imersão cultural em Arte Urbana, em Paris

Por Roberta Farias   |    16 set 2022

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal da Juventude, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e da Rede CUCA, com o apoio do Consulado Geral da França em Recife, chamada pública para a seleção de artistas e profissionais da Dança e do Audiovisual, que participarão de atividades de cunho cultural, artístico e turístico, entre os dias 3 e 11 de outubro, durante a realização do projeto “Urban Films Festival”, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, em Paris, na França. As inscrições seguem até o dia 16 de setembro de 2022, por meio de formulário on-line, nos endereços eletrônicos www.viladasartesfortaleza.com.br e www.institutoiracema.com/editais

São, ao todo, 6 vagas: 4 delas se destinam a artistas e profissionais da Dança e as outras 2 a artistas e profissionais ligados ao campo do Audiovisual. Interessados deverão ter no mínimo 18 anos e disponibilidade para viajar, entre os dias 3 e 11 de outubro, e ter sido estudante ou professor na Vila das Artes ou de um dos equipamentos da Rede Cuca (ver detalhamento abaixo).

“A política pública para a cultura deve atuar, entre outras frentes, na promoção de boas oportunidades para que profissionais e estudantes tenham condições de desenvolver-se no mercado de trabalho em que atuam. A experiência de um intercâmbio é única e absolutamente complementar ao que é promovido na rede pública de Fortaleza”, comentou Elpídio Nogueira, secretário municipal da Cultura de Fortaleza.

“Trata-se de uma oportunidade ímpar que contempla grande parte dos artistas da cidade, uma vez que muitos certamente passaram, seja como aluno, seja como professor, das atividades promovidas por esses dois grandes centros formativos, que são a Vila das Artes e a Rede Cuca”, enfatiza Cássia Campos, diretora-presidente do Instituto Iracema.

Candidatos ligados à Dança deverão ter, necessariamente, um mínimo de 2 anos de experiência artística em Danças Urbanas e ter sido professor/estudante de cursos ofertados pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes (3 vagas) ou professor/estudante de ações promovidas por equipamentos da Rede Cuca (1 vaga).

Candidatos ligados ao Audiovisual deverão ser, necessariamente, concludentes de uma das duas últimas turmas finalizadas do Curso de Realização da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (1 vaga) ou ter sido estudante ou professor em alguma ação de equipamentos da Rede Cuca (1 vaga).

Confira no edital todo o detalhamento sobre os processos de inscrição e de seleção. Dúvidas e informações: (85) 3105-1404 (85) 3252-1444 / e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com.

A Rede Cuca é uma rede de proteção social e oportunidades formada pelos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, e geridos pelo Instituto Cuca.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e administrado pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Vila das Artes (www.viladasartesfortaleza.com.br), no período de 09 a 16 de setembro de 2022, até às 23h59. Além de dados pessoais do candidato, o formulário exige envio de portfólio artístico com as devidas comprovações e vídeo de apresentação relatando um pouco da própria trajetória e as motivações para participar da seleção. Poderão também ser anexados vídeo, fotos e materiais relacionados a outros trabalhos realizados.

Atividades

O roteiro das atividades de que os participantes da imersão participarão abrangerá, em linhas gerais, ações ligadas ao Festival de Cinema Urbano, visita e participação em oficina na escola de dança Thony Maskot, visitas a afamados pontos turísticos da cidade de Paris, visitas a instituições ligadas a cultura Hip Hop, entre outros. O Urban Films Festival (UFF), primeiro festival francês de curtas-metragens consagrado às culturas urbanas, é um festival dedicado à cidade, às práticas e estilos de vida que dela emanam.

A Escola Thony Maskot foi a primeira escola francesa de formação profissional em Dança de Rua, criada em 1999. Thony Maskot, ex-Panteras Negras, dançarino, coreógrafo, diretor artístico é o patrono e fundador da escola. A escola é patrocinada por Pop’N Taco, fundador do Hip Hop. A formação de Thony juntou-se à escola de dança Kim Kan em 2007.A formação ocorre ao longo de 2 anos. Inclui aprender todos os principais estilos de Hip Hop bem como uma preparação para o ensino dessas disciplinas e prática de palco para futuros bailarinos profissionais.

Serviço

Inscrições: até 16 de setembro de 2022, em www.viladasartesfortaleza.com.br e www.institutoiracema.com

Data da imersão: de 03 a 11 de outubro

Dúvidas e informações: (85) 3105-1404 (85) 3252-1444 / e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments