Museu de Arte Contemporânea do Ceará abre inscrições para curso gratuito em curadoria de arte

Por Roberta Farias   |    04 out 2022
@luizalvesartefoto

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), em parceria com o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), está com inscrições abertas para o curso gratuito “De-Curadoria – Ceará”, que realizará, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, seminários on-line ministrados pelos pesquisadores Isadora Ravena, Guilherme Marcondes, Thiago Florêncio, Suzenalson Kanindé e Clarissa Diniz, contando ainda com a participação de artistas convidados, além de processos de residência e elaboração de projetos. Em sua segunda edição, o curso será realizado no modo híbrido, com aulas virtuais e residência presencial. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro de 2022 pelo site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente pelo link bit.ly/cursodecuradoriaceara. São disponibilizadas 50 vagas, sendo 25 delas para residentes em Fortaleza e Região Metropolitana e as outras 25 para residentes do Cariri. Os alunos com participação mínima de 70% nas atividades receberão certificado de curso de extensão da UFC.     

De acordo com a gerente do MAC-CE, Cecília Bedê, o curso surge como um projeto de inserção no debate nacional sobre as consequências dos processos coloniais nas artes. “Ao colocar no centro das problemáticas curatoriais o questionamento sobre o que pode uma curadoria diante de um sistema cuja lógica de funcionamento é eurocêntrica e colonial, com narrativas de mão única e histórias universalizantes, o curso reverbera a urgência do pensamento decolonial e visibiliza algumas experiências que agenciam processos ético-políticos de decolonização, histórico-sociais de descolonização e reparação histórica dentro do mundo da arte”, afirma a gestora. 

O curso é composto por 5 módulos com temas importantes para o pensamento sobre arte e sociedade nos dias atuais e terá espaço para a participação de artistas convidados (as/es) por cada módulo. O curso aborda questões sobre curadorias, projetos/pesquisas e suas relações com as práticas e percursos artísticos que apresentam. Pensa o diálogo entre curadores, pesquisadores e artistas, trazendo os temas de trabalho, as exposições ou projetos organizados por cada professor (a/e) e artistas participantes, importantes para as questões eleitas.

Ainda segundo Bedê: “as etapas do curso tentam contemplar problemáticas das artes contemporâneas que deem visibilidade às questões que envolvem o papel do museu, o lugar do curador em suas práticas, escolhas e definições, tendo como sua própria justificativa tratar das artes e do seu papel frente aos mundos ameríndios, afro-brasileiro, do feminismo e das pessoas cuja designação queer abrange a não correspondências à heteronormatividade, seja em relação à identidade de gênero ou à orientação sexual. Trata-se, portanto, de fazer ver no trabalho curatorial seus mais amplos sentidos”. 
FORMATO
O curso é composto por dois ciclos: Ciclo Região do Cariri e Ciclo Fortaleza e Região Metropolitana. Cada ciclo terá formato presencial e virtual de acordo com cada etapa.

CRONOGRAMA

INSCRIÇÕES

03 a 23 de outubro de 2022

Serviço: 

Inscrições abertas para o curso De-Curadoria – Ceará, com Clarissa Diniz, Guilherme Marcondes, Isadora Ravena, Suzenalson Kanindé e Thiago Florêncio

Inscrições: até 23 de outubro de 2022

Local das inscrições: site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente no link bit.ly/cursodecuradoriaceara

Período do curso:  entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023

Carga horária: 344 h/a de novembro 2022 a fevereiro de 2021

Resultado da Seleção: 28 de outubro de 2022

Vagas: 50 (Fortaleza: 25)  (Região do Cariri: 25)

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments