Fique por dentro da programação do 32º Cine Ceará

Por Roberta Farias   |    06 out 2022

Mais de 50 filmes, entre longas e curtas-metragens, serão exibidos no 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que começa nesta sexta-feira, 7 de outubro, em Fortaleza. Ao longo de uma semana, até o dia 13, o festival exibe produções locais, nacionais e internacionais, em mostras competitivas e não-competitivas, tudo com acesso gratuito.

O festival acontecerá no Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão e Praça do MIS, equipamentos da Secult Ceará, além do Hotel Sonata de Iracema, Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza, Juazeiro do Norte, no Ceará, e de Sousa, na Paraíba, e, pela primeira, vez também haverá exibição de filmes na plataforma Itaú Cultural Play. A programação diária, sinopses dos filmes, classificação etária, entre outras informações, estão disponíveis no site do festival www.cineceara.com.

DIA DA ABERTURA

Em Fortaleza, a programação do primeiro dia do 32º Cine Ceará começa às 14h no Cinema do Dragão, com a exibição de A Colônia, um dos quatro longas-metragens que integram a Mostra Olhar do Ceará.  Com direção de Virgínia Pinho e Mozart Freire, o documentário resgata a história do bairro Antônio Justa, na cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, criado na década de 1940 como uma colônia para isolar pessoas com hanseníase. Ainda hoje, mesmo após sua abertura, o local é marcado pelo estigma da doença e a realidade social precária. Após a exibição, os diretores do filme participam de debate no local, com a mediação do jornalista Dellano Rios.

abertura oficial do 32º Cine Ceará está marcada para às 19h, no Cineteatro São Luiz. A solenidade começa com homenagem à atriz Camila Pitanga, que receberá o Troféu Eusélio Oliveira. Na sequência, haverá uma apresentação especial da Camerata da UFC. Na tela do cinema, será exibido o curta Se Liga ou Se Choque, realizado por alunos que participaram do Projeto Compartilha Animação, promovido pela Enel. Em seguida, terá início a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, com a projeção de um dos oito filmes selecionados, A filha do palhaço, do diretor cearense Pedro Diógenes. 

Também no primeiro dia começa no Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa, na Paraíba, a Mostra Itinerante BNB, que exibirá, às 15h, Minas Urbanas, de Natália Gondim, longa-metragem vencedor da Mostra Olhar do Ceará no 31º Cine Ceará, em 2021.

DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS DESTA EDIÇÃO

Cineteatro São Luiz – Para as sessões das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem (de 7 a 12) e Brasileira de Curta-metragem (de 10 a 12) e para a exibição especial do filme Saravá, meu avô (dia 13), que acontecerão no Cineteatro São Luiz, os ingressos gratuitos serão disponibilizados pelo equipamento na plataforma Sympla – https://www.sympla.com.br/cineteatrosaoluiz – a partir das 12h do dia que antecede cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão.

Cinema do Dragão –  para os longas e curtas da Mostra Olhar do Ceará, que acontecerá de 7 a 12 no Cinema do Dragão, os ingressos serão disponibilizados na bilheteria física do equipamento a partir das 13h, ou seja, uma hora antes do início das sessões, que terão início às 14h.

Hotel Sonata de Iracema – Além das exibições, o público pode também participar dos debates sobre os filmes das mostras Competitivas Ibero-americanas de longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem que acontecerão diariamente no auditório do Hotel Sonata de Iracema, Os debates acontecerão sempre pela manhã, tendo com pauta os filmes destas mostras exibidos na noite anterior. O acesso é por ordem de chegada, sujeito a lotação.

Mostras Sociais – As mostras Melhor Idade e Acessibilidade, que vão acontecer no Cinema do Dragão, e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, no Cineteatro São Luiz, são destinadas, prioritariamente, a associações e empresas que atendem os públicos específicos de cada uma delas. As instituições são convidadas e levam o público por elas assistido.  Havendo disponibilidade o acesso é liberado ao público em geral, sujeito a lotação de cada equipamento.

Também integram a programação do 32º Cine Ceará o Cine Social, realizado na Praça do Ferreira pelo Coletivo Arruaça em parceria com o festival, com exibições de filmes e outras atividades artísticas ao ar livre, e três masterclasses na Praça do MIS, de 20 a 22, sempre às 17h30. Para as masterclasses, há um formulário de inscrição no site do Cine Ceará

O 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Parceria: Canal Brasil, Universidade de Fortaleza e SESI. Hotel Oficial: Sonata de Iracema. Apoio: Instituto Aço Cearense. Patrocínio Master: Itaú Unibanco. Patrocínio VIP: Grupo Edson Queiroz, Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: SP Combustíveis, Banco do Nordeste e Prefeitura de Fortaleza. Agradecimento: Enel.

SERVIÇO

32° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 7 a 13 de outubro de 2022 em Fortaleza. Masterclasses de 20 a 22 de outubro. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Acesso gratuito.

Onde acontece o 32º Cine Ceará:

Cineteatro São Luiz: R. Major Facundo, 500 – Centro

Cinema do Dragão: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Hotel Sonata de Iracema: Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema

Praça do MIS: Av. Barão de Studart, 410 – Meireles

Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza/CE: R. Conde d’Eu, 560 – Centro

Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte/CE: R. São Pedro, 337 – Centro

Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa/PB: R. Cel. José Gomes de Sá, 07 – Centro

Itaú Cultural Play: www.itauculturalplay.com.br

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem:

Cineteatro São Luiz– De 7 a 12/10 às 19h na abertura e às 18h30 nos dias seguintes

Debates com os realizadores da Competitiva Ibero-americana:

Hotel Sonata de Iracema (Auditório) – Nas manhãs seguintes das exibições, às 10h

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem:

Cineteatro São Luiz– De 10 a 12/10, às 18h30

Debates com os realizadores da Competitiva Brasileira:

Hotel Sonata de Iracema (Auditório) – Nas manhãs seguintes das exibições, às 9h

Mostra Olhar do Ceará:

Cinema do Dragão – de 7 a 12/10, às 14h.Longas: de 7 a 10. Curtas: dias 11 e 12.

Plataforma de streaming Itaú Cultural Play – de 12 a 20/10 (8 dos 10 curtas da mostra)

Debates com os realizadores da Olhar do Ceará:

Cinema do Dragão – Após as exibições

Mostra Social – Melhor Idade:

Cinema do Dragão –Dia 10/10 às 9h

Mostra Social – Acessibilidade:

Cinema do Dragão – Dia 11/10 às 9h

Mostra Social – O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece:

Cineteatro São Luiz -Dia 12/10 às 9h30 e 14h30

Exibição Especial – Saravá, meu avô:

Cineteatro São Luiz– Dia 13/10, às 19h

Mostra Itinerante BNB:

Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa/PB – dias 7 e 13/10 às 15h

Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte/CE – dias 8 e 11/10 às 15h

Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza/CE – dia 13/10 às 9h30

Projeto Compartilha Animação:

Cineteatro São Luiz – Dia 7/10, às 19h

Mostra de Filmes Coração de Estudante:

Cinema do Dragão – Dia 12/10 às 14h

Cine Social:

Praça do Ferreira – De 7 a 13/10, a partir das 18h30 (No dia 12, a partir das 17h30, especial Dia das Crianças)

Masterclasses:

Praça do MIS – Dias 20, 21 e 22/10, às 17h30

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments