Prefeitura de Fortaleza inicia Campanha do Outubro Rosa

Por Jocasta Pimentel   |    07 out 2022

Nesse período, rede pública de saúde dobra quantidade de exames de imagem para a prevenção do câncer de mama

Nesta sexta-feira (07/10), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a Campanha Outubro Rosa. A ação de conscientização anual para a prevenção contra o câncer de mama realizou programação especial na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso, com apresentação artística, nutricional e com aulão de exercícios físicos, além de palestras sobre o tema e 120 exames de mamografias e ultrassons realizado, ao longo do dia, nas mulheres que foram agendadas pelos postos de saúde da Capital.

O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares, frisou que a rede municipal de saúde realiza, em média, mais de 3.500 exames por mês de mamografia. No mês de outubro, essa a quantidade é dobrada, principalmente nas políclínicas Luiz Carlos Fontenelle, no Passaré, e Dr. Eloy da Costa Filho, no Bonsucesso, além do Hospital da Mulher, que também realiza o procedimento. “As mulheres podem procurar os 116 postos de saúde para que, com esse reforço no exame de imagem no mês de outubro, a gente possa fortalecer essa rede e diagnosticar mais precocemente o câncer de mama”, afirmou.

Conforme a mastologista Mirella Parente, o câncer de mama é o câncer mais prevalente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele. Estima-se que, no Brasil, mais de 60 mil mulheres irão desenvolver a doença em um ano, e por isso é tão importante a aderência do público feminino a partir dos 40 anos à mamografia, que é o exame de prevenção que detecta possíveis lesões nas mamas.

“O câncer de mama tem uma chance enorme de cura, mas precisa ser detectado no estágio inicial, antes mesmo dos sintomas, quando as chances de cura são de até 99%. Por isso, as pacientes devem estar atentas. A partir de 40 anos, o risco já começa a aumentar, mas principalmente com 50 e 60 anos, ou depois da menopausa, é quando aumenta mais, então precisamos sempre estar nos cuidando”, informou a médica.

Programação

Ainda de acordo com Erlemus Soares, os 116 postos possuem programação especial diariamente ao longo do mês sobre o Outubro Rosa, mas neste sábado (08/10), 19 unidades irão abrir das 8h às 17h para o atendimento de prevenção de câncer de mama e também de câncer de colo do útero, o exame citopatológico ou papanicolau, e as pacientes também poderão contar com outras atividades educativas. “A gente tem falado sobre orientação nutricional, atividade física, tabagismo e também amamentação, todos fatores que estão relacionados diretamente à prevenção do câncer de mama”, detalhou.

Os hospitais e policlínicas da rede municipal também integram o movimento com a realização de trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.

História de superação

Com atendimento exclusivo pelo SUS, a aposentada Maria dos Santos de Sousa, completa, neste ano, 10 anos de luta e agora de superação contra o câncer de mama. Aos 51 anos, por meio da mamografia, ela descobriu um câncer de mama já avançado e praticamente sem sintomas. “Quando fiz a biópsia, já estava no terceiro estágio. Eu não sentia nada, apenas umas ‘agulhadas’. Eu tinha uma leve queixa embaixo do braço. E foi disso que surgiu e eu tive que fazer uma cirurgia radical. Fiz o tratamento, tudo pelo SUS, e encerrou agora com 10 anos. No dia 7 de julho, recebi alta”, contou.

Hoje, ela se sente vitoriosa. “Me apeguei a Deus, aos meus amigos, à minha família. Agora sou uma pessoa renovada, trabalhei desde muito cedo, de segunda a sábado. Não tive tempo para me cuidar, me alimentar bem. Hoje eu faço exercício, vou para a academia, faço caminhada. E estou aqui para contar para as mulheres minha história de vida e falar sobre a importância da prevenção. Quero viver até os 99 anos”, completou Maria.

Confira a lista dos 19 postos de saúde abertos neste sábado (08/10)

– Posto de Saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)
– Posto de Saúde Guiomar Arruda (Rua General Costa Matos, 06 – Pirambu)
– Posto de Saúde Casemiro Filho (Av. Francisco Sá, 6449 – Barra do Ceará)
– Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauapé)
– Posto de Saúde Frei Tito (Rua José Cláudio Costa Lima, 100 – Praia do Futuro)
– Posto de Saúde Aída Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
– Posto de Saúde Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias, 1679 – Rodolfo Teófilo)
– Posto de Saúde Licínio Nunes (Rua 06, s/n – Quintino Cunha)
– Posto de Saúde Meton de Alencar (Rua Perdigão Sampaio, 820 – Antônio Bezerra)
– Posto de Saúde Gothardo Peixoto (Rua Irmã Bazet, 153 – Damas)
– Posto de Saúde José Valdevino de Carvalho (Rua Guará, s/n – Itaoca)
– Posto de Saúde Gutemberg Braun (Rua Monsenhor Agostinho, 505 – Vila Peri)
– Posto de Saúde Edmilson Pinheiro (Av. H, 2191 – Granja Lisboa)
– Posto de Saúde Fernando Diógenes (Rua Teodoro de Castro, s/n – Granja Portugal)
– Posto de Saúde Luciano Torres de Melo (Rua Delta, 365 – Manoel Sátiro)
– Posto de Saúde Galba de Araújo (Av. Senador Fernandes Távora, 3161 – Lagoa Redonda)
– Posto de Saúde Melo Jaborandi (Rua 315, 80 – Jangurussu)
– Posto de Saúde Mattos Dourado (Av. Des. Floriano Benevides, 391 – Edson Queiroz)
– Posto de Saúde Janival de Almeida (Rua Coelho Garcia, 25 – Passaré)

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments