Prefeitura conclui recapeamento e sinalização de mais oito vias de Fortaleza

Por Jocasta Pimentel   |    26 out 2022

Entre as ruas beneficiadas no pacote de recapeamento estão Torres Câmara, Pinto Madeira e a Barão do Rio Branco

A Prefeitura de Fortaleza concluiu o recapeamento e a sinalização de mais seis vias da cidade. As melhorias chegaram às ruas Pinto Madeira, Torres Câmara, Eduardo Garcia, Altaneira, Barão do Rio Branco, Dr. Pontes Neto e às avenidas Luciano Carneiro e Viena Weyne. As intervenções fazem parte do pacote de investimentos, anunciado em agosto pelo prefeito José Sarto, que prevê a recuperação asfáltica de 30 das principais vias da Capital. Até o momento, foram recuperadas 11,1 km de vias, incluindo os trechos na Avenida Rui Barbosa e nas ruas Nereu Ramos e Almirante Rufino, entregues em setembro.

Os trechos renovados estão localizados nas ruas Torres Câmara, entre a Rua Barão de Aracati e a Avenida Desembargador Moreira; Eduardo Garcia, entre a Avenida Desembargador Moreira e a Rua Tomás Rodrigues; Pinto Madeira, entre a Rua Barão de Aracati e a Avenida Dom Manuel; Altaneira, entre a Rua Rio Tocantins e a Avenida Coronel Carvalho; Barão do Rio Branco, entre a Avenida Domingos Olímpio e a Avenida 13 de Maio; Dr. Pontes Neto, entre a Rua Coletora Leste e a Rua Caetano Ximenes Aragão; Luciano Carneiro, entre a Avenida Borges de Melo e a Rua Almirante Rufino; e Viena Weyne, entre a Rua Botelho Magalhães e Avenida Deputado Joaquim de Figueiredo Correia.

As ruas Pinto Madeira, Torres Câmara e Eduardo Garcia somam quase 4 km de asfalto e sinalização novos, começando no Centro da cidade e chegando até a Aldeota. O corredor formado pelas três vias recebe diariamente mais de 20 linhas de ônibus e conta com uma estação do Bicicletar, na Torres Câmara. Além disso, a Pinto Madeira conta com ciclofaixa que inicia ao lado da Cidade da Criança, no Centro, e segue até a Rua Nogueira Acioli, na Aldeota.

Em execução

Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza executa o serviço de recuperação da manta asfáltica e nova sinalização horizontal em outros 17 logradouros, como na avenida Bernardo Manuel e nas ruas Radialista José Lima Verde, Argentina Pinheiro Torres, José Ricardo Ramos, Júlio César e Rua Zózimo Barroso. Durante as intervenções, operadores do Via Livre fazem o controle do tráfego.

Balanço

Em agosto, o prefeito José Sarto anunciou um pacote de investimento para o recapeamento asfáltico das principais vias de Fortaleza. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 50 milhões em serviços de fresagem, pavimentação e sinalização, com a entrega de mais de 50 quilômetros de extensão de trechos recuperados.

Até agora, já foram entregues nove vias, totalizando 11,1 km de pistas com nova camada asfáltica e sinalização horizontal, são elas as avenidas Rui Barbosa, Luciano Cavalcante e Viena Weyne e as ruas Almirante Rufino, Barão do Rio Branco, Nereu Ramos, Pinto Madeira, Torres Câmara, Eduardo Garcia, Altaneira e Dr. Pontes Neto.

O trabalho de recapeamento asfáltico é conduzido pela Seger, com apoio da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

A primeira etapa na recuperação das vias é a fresagem, quando parte da camada asfáltica é retirada, caso seja necessário. Em seguida, a via recebe a nova pavimentação asfáltica, sendo realizado também o nivelamento, para evitar desníveis nas esquinas e ao redor das tampas de bueiro. Por fim, ocorre a sinalização horizontal, realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments