Livro infantil conta a história da nova beata brasileira: a Menina Benigna, jovem cearense assassinada há 81 anos

Por Roberta Farias   |    28 out 2022

Integrando a coleção “Amigos de Deus”, a PAULUS Editora lança o livro infantil “Benigna: A Menina mártir do sertão do Cariri”, jovem cearense considerada uma mártir da castidade e da pureza. Escrita por Dílvia Ludvichak e ilustrada por Veruschka Guerra, a obra desperta no leitor o desejo de conhecer detalhes da vida desta adolescente beatificada em 24 de outubro de 2022 em Santana do Cariri (CE) por Dom Leonardo Ulrich Steiner, ofm, arcebispo de Manaus (AM). Sobre ela, o Papa Francisco afirmou: “O seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo. A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho. Um aplauso à nova beata!”.

De forma poética, a obra apresenta ao leitor curiosidades e os principais acontecimentos que marcaram a breve vida da Menina Benigna, como é conhecida pelos devotos. O livro oferece também uma lista com locais importantes para visitar, como o Memorial e o Santuário dedicados à beata. 

Nascida em 15 de outubro de 1928, a caçula dos quatro irmãos ficou orfã logo cedo, em seu primeiro ano de vida. Benigna foi martirizada aos treze anos de idade, por resistir a uma tentativa de estupro por parte de Raul, um jovem que a importunava. “Sua curtíssima vida foi marcada pelo sofrimento de uma infância pobre, o excesso de responsabilidades, como também pela fé e amor a Deus, e pela generosidade e sensibilidade para com todas as criaturas”, afirma a autora. Seu modo simples de viver a fé e outras qualidades que aqueles que conviviam com Benigna destacaram na ocasião de sua morte, logo a tornaram uma referência para o povo de sua região, que a nomeou sua intercessora junto a Deus. Em 3 de outubro de 2019, o papa Francisco promulgou o decreto de reconhecimento do seu martírio e anunciou ao mundo a data de sua beatificação, tornando-a, assim, a primeira beata do Ceará e a quarta mártir do Brasil.

A coleção “Amigos de Deus” visa recontar para as crianças, através da poesia e das ilustrações, as histórias de pessoas que fizeram de sua vida um exemplo de fé e confiança em Deus, e que, a partir de suas realidades, com suas particularidades, dificuldades e sofrimentos, viveram uma vida de amor e de doação, mostrando que o caminho da santidade está ao alcance de todos, e se constrói no dia a dia, nos encontros e desencontros do cotidiano. As obras são indicadas para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a vida da Bem-aventurada Benigna Cardoso da Silva, bem como catequistas e professores de Ensino Religioso que desejam aprofundar o tema com as crianças.

Ficha técnica:

Título: Benigna: a menina mártir do sertão do Cariri
Autora: Dílvia Ludvichak
Ilustradora: Veruschka Guerra
Coleção: Amigos de Deus
Acabamento: Brochura
Formato: 21 (larg) x 27.5 (alt)
Páginas: 32
Área de interesse: Literatura infantil, santos

Sobre a autora: 

Dílvia Ludvichak é natural de Lages (SC). É jornalista, especialista em Literatura, Religião e Cultura. É mestra em Ciências da Religião. É autora de livros infantojuvenis e há mais de 20 anos atua no mercado editorial. Atualmente é editora do Departamento Editorial da PAULUS. Pela PAULUS Editora, publicou as obras “Travessias”, “Favela”, “Mazzaropi – um jeca bem brasileiro”, “Luiz Lua Gonzaga Estrela – O rei do baião”, entre outros.

Sobre a ilustradora: 

Veruschka Guerra é ilustradora brasileira e mora em João Pessoa, na Paraíba (PB). Especializou-se em ilustração de livros infantis, em Sarmede, Itália. Foi indicada ao prêmio Jabuti 2015 por seu primeiro livro autoral, “O sonho de Karim”, publicado pela PAULUS Editora. Veruschka tem ilustrações publicadas em livros infantis, juvenis, de colorir e papelaria no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha e Coreia do Sul. Pela PAULUS Editora, ilustrou diversas obras, entre elas: “Bentinho, o amigo de Deus: A história de São Bento contada às crianças”, “Memórias de um aluno totalmente dividido”, “Ego SUM – O menino que se achava”, “Memórias de um aluno totalmente dividido”, “As aventuras de Pinóquio”, entre outros.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments