Pacajus recebe a BiciBiblioteca, uma biblioteca circulante que estimula a leitura através do intercâmbio de livros

Por Roberta Farias   |    25 nov 2022

Já imaginou uma biblioteca sobre duas rodas? Em Pacajus, a partir do dia 4 de dezembro, uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante vai disponibilizar um acervo de 3.500 livros para crianças e jovens. É a BiciBiblioteca. Durante quatro meses, de dezembro de 2022 a março de 2023, ela estará na cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, estimulando a leitura de maneira lúdica e divertida. 

A BiciBiblioteca vai incentivar crianças, jovens e adultos a doarem um livro usado em troca de um livro novo, aumentando a frequência de leitura da população. Durante a semana, ela estará em escolas, com a finalidade de aumentar o número de títulos lidos pelos alunos. Aos domingos, estará na Feira Livre, das 9h às 13h, onde qualquer pessoa poderá trocar livros e participar de atividades de contação de história e leitura em voz alta. 

Quatro escolas de Pacajus vão receber a BibiBiblioteca: Escola Aracy Gonzaga da Silva, Escola Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, Escola João Ronaldo Matias e Escola Edite Nogueira da Costa. Todos os livros são acompanhados de uma ficha de leitura em que o estudante poderá indicar o seu personagem preferido e fazer anotações ou desenhos sobre a obra. O fichamento é parte essencial do projeto e busca desenvolver a empatia criando uma conexão com o universo dos outros alunos. Dessa forma, além de estimular a leitura, a BiciBiblioteca vai promover o intercâmbio cultural entre as escolas participantes. 

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta traz. Para Fabiana Maugé, diretora da FGM, a BiciBiblioteca não só leva o livro até as crianças, estimulando a leitura, mas incentiva também a interpretação de texto e a escrita. “Ao receber um exemplar, o aluno é orientado a preencher a ficha que acompanha o livro que será doado posteriormente, desta forma, além de fomentar a leitura, incitamos também a escrita. O livro será uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica a diretora. 

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Pacajus, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia a BiciBiblioteca porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

SERVIÇO

BiciBiblioteca em Pacajus – Aos domingos, de dezembro/2022 a março/2023, das 9h às 13h, na Feira Livre (Praça Renato Pessoa de Aguiar, Centro). Aberta a toda a população.

0 0 vote
Avaliação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments