Theatro José de Alencar é o 1º do Brasil a ganhar modelo em 3D de alta precisão; projeto auxilia na manutenção e nos restauros do patrimônio

Por Roberta Farias   |    30 maio 2023

Acompanhando um modelo que já vem sendo aplicado em diversas partes do mundo, o Theatro José de Alencar, considerado o equipamento histórico mais importante do Ceará, tornou-se o pioneiro do Estado e do País a ter seu patrimônio cultural digitalizado em alta precisão.

Através de técnicas de última geração, o teatro passou por um levantamento tridimensional de toda a sua estrutura, gerando uma moderna documentação que poderá ser usada para futuros projetos de manutenção e restauro, além de permitir que o edifício se torne objeto de visitação virtual.

O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos do Curso de Engenharia Civil e do Curso de Ciência da Computação, ambos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, além de professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, em Fortaleza.

“É uma modelagem tridimensional em que conseguimos inserir informações diversas, não só geométricas, mas também das propriedades dos materiais, degradação, e conseguimos evoluir para o planejamento das intervenções de manutenção, dentre outras coisas”, explica o Prof. Esequiel Mesquita, do Campus de Russas e responsável pelo projeto.

Os detalhes sobre o trabalho estão disponíveis em matéria publicada na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *